segunda-feira, 20 de agosto de 2018

GUINÉ-BISSAU PROCURA FINANCIAMENTO PARA AUMENTAR PISTA DO AEROPORTO DE BISSAU

O Governo da Guiné-Bissau está à procura de financiamento para aumentar a pista do aeroporto internacional de Bissau, disse hoje o ministro dos Transportes, Mamadu Serifo Jaquité.

"O projeto de renovação da pista existe, estamos à procura de fundos para a sua implementação", afirmou o ministro, durante uma conferência de imprensa para explicar o que o Ministério dos Transportes tem estado a fazer desde que tomou posse como ministro, há 90 dias.

Segundo o governante, o aeroporto está atualmente numa situação difícil, mas o executivo está empenhado para que seja de referência e atualmente já há propostas no Ministério das Finanças para a aquisição de novos equipamentos.

"Temos dificuldades na pista, na gestão aeroportuária e com os serviços direcionados a políticos e diplomatas", precisou.

Mamadu Serifo Jaquité disse que o projeto de renovação inclui também a construção de uma nova torre de controlo e outros edifícios técnicos, bem como um novo salão nobre.

"Há todo um programa de adequação que precisa de ser feito", disse.

O aeroporto internacional Osvaldo Vieira precisa também de uma série de certificações internacionais, que estão a impedir que a carga aérea seja levada para a Europa.

A carga aérea inclui, por exemplo, transporte de fruta, correio ou restos mortais.

"Está prevista no futuro a construção do terminal de carga. Todas as dificuldades que o país tem neste momento vão ser ultrapassadas. O transporte de carga é extremamente complicado. Há uma série de certificações que precisam de ser feitas e neste momento o aeroporto não está em condições de as fazer", explicou o conselheiro do ministro Marcelino Mendes Pereira.

Questionado sobre se a falta de determinadas certificações internacionais poderão pôr em causa o voo de companhias aéreas para o país, Marcelino Mendes Pereira explicou que há certas exigências que o país tem de cumprir e que a "Guiné-Bissau está atrasada em relação a algumas certificações".

A Guiné-Bissau, segundo o ministro dos Transportes, vai presidir no próximo ano à Agência para a Segurança da Navegação Aérea em África e Madagáscar (ASECNA), agência de controlo aéreo com sede em Dacar, Senegal.

"O aeroporto é o espelho de entrada e saída do país. Precisamos de trabalhar para melhorar o nosso aeroporto", concluiu o ministro.



MSE // VM
Lusa/Fim