domingo, 12 de agosto de 2018

I° Congresso: BACIRO DJÁ ACREDITA QUE O POVO GUINEENSE VOTARÁ EM PESSOAS CREDÍVEIS

O líder da Frente Patriótica de Salvação Nacional (FREPASNA), Baciro Djá disse hoje, 11 de Agosto 2018, acreditar que  nas próximas eleições legislativas o povo guineense votará em ‘pessoas  e não nos partidos.

Baciro Djá falava na abertura do I° Congresso Ordinário que teve início hoje, 11 e termina amanhã 12 de Agosto 2018, no Ilhéu de Gardete, setor de Prábis. Baciro Djá disse na sua intervenção que a ideia da criação da FREPASNA é secular, mencionando o nome dos guineenses que lutaram no período da Resistência Africana, assim como dos que lutaram contra o jugo colonial português.
Djá disse ainda que o povo da Guiné-Bissau perdeu a confiança nos políticos e prognosticou que nas próximas eleições legislativas, nenhuma formação política ganhará o pleito com maioria absoluta. Neste particular, o político aponta um estudo científico que os fundadores de FREPASNA tinha recomendado antes da fundação do partido.
O antigo Primeiro-Ministro assegurou que no périplo feito  por todo o país, ele recebeu o apoio do povo guineense, motivo suficiente para avançar com a criação da Frente Patriótica de Salvação Nacional. Sublinhou que FREPASNA é criada para promover uma governação de proximidade na Guiné-Bissau e avançou aos delegados que será um dos candidatos à liderança da mesma, mas assegurou que todos os militantes podem se candidatar, esclarecendo que o partido não é dele, mas sim de todos.O político sublinhou que não há inimigos na política, mas sim adversários, agradecendo as formações políticas que se fizeram representar no primeiro conclave da FREPASNA.
Em representação dos partidos políticos convidados, Maria Inácia Có disse que nenhum partido político sozinho é capaz de desenvolver a Guiné-Bissau, mas sim, na sua visão, o país precisa de todos os partidos para se erguer e chegar ao ponto que todos almejam.
O Democrata soube que a FREPASNA conta com 1005 (mil e cinco) delegados no seu primeiro conclave, onde tudo indica que o antigo Primeiro-Ministro, Baciro Djá será eleito presidente desta nova formação política.
 
Por: Sene CAMARÁ
Foto: SC