quinta-feira, 16 de agosto de 2018

NIGÉRIA DISPONIBILIZA 300 ‘KITS’ ELEITORAIS PARA INÍCIO DO RECENSEAMENTO ELEITORAL

A República Federal da Nigéria vai disponibilizar 300 ‘Kits’ eleitorais ao Governo da Guiné-Bissau para o início do recenseamento eleitoral marcado para o próximo dia 23 de agosto deste ano.

As garantias foram dadas pelo adjunto Embaixador da Nigéria, Anthony John Ebipadar, à saída de um encontro com o primeiro-ministro, Aristides Gomes, no Ministério da Economia e Finanças.
O diplomata nigeriano disse que manteve o encontro com o Chefe do Governo guineense “para lhe transmitir a mensagem do Presidente da República Federal da Nigéria, Moahmad Buary”, que diz “estar disponível em apoiar o processo eleitoral no país e consequente estabilidade política na Guiné-Bissau”.
Anthony John Ebipadar avança igualmente que o encontro serviu para informar ao primeiro-ministro da Guiné-Bissau “da chegada dos kits eleitorais nos próximos dias”, sem, no entanto, indicar a data da chegada os materiais estarão ao país.

Os trezentos kits eleitorais serão disponibilizados a título de empréstimo, mas, segundo Anthony John Ebipadar, os dois Estados estão agora a finalizar os aspetos logísticos tangentes ao transporte dos kits para o país, tendo em conta que o Presidente Buary já aprovou a concessão dos materiais à Guiné-Bissau.
De acordo com Anthony John Ebipadar, os kits eleitorais chegarão ao país ainda no decurso desta semana, se tudo correr com previsto. Além dos 300 kits, o diploma abriu a possibilidade de a Nigéria apoiar ainda o país com mais materiais para o apoio às eleições legislativas de 18 de novembro de 2018.
 
Por: Sene CAMARÁ