sexta-feira, 17 de agosto de 2018

PSICÓLOGOS REVELAM COMO SUPERAR COM SUCESSO AS 5 ETAPAS MAIS DIFÍCEIS DO CASAMENTO

Muito bem disse o escritor Robert Stevenson: "O casamento é uma longa conversa, quebrada por disputas". E é que em qualquer relacionamento, os casais devem enfrentar problemas e crises, é inevitável. O bom disso é que, quando essas crises são superadas, os cônjuges fortalecem seus laços e alcançam um novo nível em seus relacionamentos.

A fim de ajudá-lo a superar qualquer crise conjugal e, portanto, ter um relacionamento sólido com o seu parceiro de vida, decidimos consultar os especialistas e aqui deixamos alguns dos melhores conselhos para enfrentar os diferentes estágios críticos do casamento.

Se você gostou das recomendações desses especialistas, COMPARTILHE com seus amigos. Não se esqueça de deixar sua opinião nos COMENTÁRIOS, nós gostaríamos de saber o que você pensa.

O primeiro ano de casamento: estágio da consciência.

Um claro exemplo desta crise é a cantora P!nk e o piloto de motocross Carey Hart, que após um ano de casamento se separaram ... Mesmo que tenham reatado e agora eles estão criando dois lindos filhos!



Em relação à crise do primeiro ano de casamento, a terapeuta matrimonial Rita DeMaria chama isso de "estágio da consciência".

DeMaria explica que esta crise geralmente acontece após os 6-12 meses de convivência, quando o charme de estar apaixonado desaparece e você reconhece todas as fraquezas e "imperfeições" do seu parceiro que você havia ignorado antes. Ela indica que este é o momento em que eles devem aprender a trabalhar em equipe.



O que você deve fazer neste caso?
Você deve começar a falar honestamente sobre seus valores e prioridades. Pode haver a possibilidade de você não coincidir com o seu parceiro, mas vocês podem perceber que precisam procurar um ponto em comum e se comprometer. É muito importante fazer as perguntas mais "quentes" neste momento e ser completamente honesto com suas respostas.

"Se você não discutiu questões sérias como finanças, crianças, visitas de parentes, tempo livre, etc. antes do casamento, é hora de fazer isso", disse a psicóloga Beverly Hayman.



3-4 anos de casamento: uma perigosa "zona de conforto".
Talvez o casamento da cantora Madonna e do popular ator Sean Penn tenha durado apenas 3 anos, mas essas celeridades ainda garantem amor umas às outras.


Um estudo com cerca de 2.000 casais no Reino Unido mostrou que, a partir do terceiro ano e meio, os cônjuges começam a se dedicar à rotina.

Eles preferem dormir do que fazer sexo e a frase "eu te amo" parece estar desaparecendo de seu léxico. Nessa época, o casal está em sua "zona de conforto". Embora isso possa produzir uma sensação de segurança e tranquilidade nos casais, também pode tornar certas coisas "desagradáveis", como ir ao banheiro com a porta aberta ou usar pijamas rasgados. No estudo, 82% dos casais disseram que estavam felizes com o casamento, embora 49% tenha dito que gostariam que seu parceiro fosse mais romântico.


O que você deve fazer neste caso?
Tente manter um certo grau de intensidade emocional em sua vida romântica. Surpreenda seu parceiro de vez em quando e elogie suas conquistas com mais frequência. Se houver um problema que precisa ser discutido, inicie a conversa sem levantar denúncias. A este respeito, o psicólogo familiar John Gottman recomenda:

"Primeiro, você deve olhar dentro de si mesmo, o crescimento no casamento ocorre quando cada indivíduo é capaz de se ver de fora e entender o quanto eles contribuem (ou não) para o relacionamento".


5-7 anos de casamento: a coceira dos sete anos.
O popular ator de Friends, David Schwimmer, e sua esposa Zoe Buckman decidiram dar um tempo depois de 7 anos de casamento.


Há um termo na psicologia ocidental chamado "A coceira dos sete anos" e refere-se a um dos momentos mais críticos do casamento.

Já neste momento de suas vidas, os casais têm uma vida e um relacionamento bem estabelecido, o que os faz colocar em "piloto automático" e agir quase instintivamente, o que é um grande erro, diz Beverly Hayman. Nesta fase, os casais acreditam que sabem tudo sobre o outro, o interesse e a atratividade sexual diminuem e há até aqueles que tentam salvar o casamento tendo um filho.


O que você deve fazer neste caso?

A este respeito, o terapeuta familiar Robert Taibbi sugere:
Manter comunicação aberta. Não seja tão formal e seja completamente honesto.

Não acumule problemas. Você deve tentar resolvê-los quando eles surgirem.

Escute você. Você deve levar algum tempo para rever seus desejos e como visualiza o futuro. É importante que você compartilhe esses pensamentos com seu parceiro.

Discuta o futuro do relacionamento. Converse com seu parceiro sobre seus planos para os próximos anos. Seja honesto e evite qualquer tipo de imprecisão.


10-15 anos de casamento: uma idade difícil.
Um esplêndido exemplo de superação deste estágio são Megan Fox e Brian Austin Green, que quase se divorciaram após 11 anos de relacionamento, mas conseguiram salvar o casamento.


Um estudo recente mostrou que 10 anos é o estágio mais difícil de qualquer relacionamento.

De acordo com as 2.000 mulheres casadas que foram entrevistadas, o décimo primeiro ano de casamento é o mais difícil. Nesse estágio, as esposas experimentam um grande fardo, pois têm que criar os filhos, cuidar do lar e, além disso, devem trabalhar. Então elas não têm tempo para manter a qualidade de seu relacionamento. Isso faz com que os cônjuges parem de ver sua mulher atraente e decidam se separar.


O que você deve fazer neste caso?

A boa notícia é que, se você superar essa crise, a satisfação do relacionamento aumentará nos próximos 20 anos. A esse respeito, os terapeutas Dana Fillmore e Amy Barnhart sugerem tratar a relação com o humor. Eles também recomendam diminuir as expectativas, já que você pode não ter um casamento perfeito, mas afinal não é ruim. Da mesma forma, eles indicam que é importante focar sua atenção no lado positivo do casamento.


20-30 anos de casamento: crise da meia-idade e "divórcio grisalho".
Após 30 longos anos de casamento, Danny DeVito e Rhea Perlman surpreenderam seus fãs ao anunciar sua separação. No entanto, um ano depois, eles perceberam o erro e voltaram a se unir.


Esta crise acontece devido à crise pessoal da meia-idade que ambos os cônjuges podem experimentar.

Essa crise pode aumentar devido à "síndrome do ninho vazio", que acontece quando as crianças crescem e saem de casa, deixando os cônjuges sozinhos, como estavam no início do relacionamento. Nesta fase, o casal sente que o casamento está terminado desde que cumpriu sua missão principal. Quando os casais se separam nesse estágio, o que os psicólogos chamam de "divórcio grisalho", que leva esse nome porque os casais já têm cabelos grisalhos neste estágio.


O que você deve fazer neste caso?

Não deixe que os anos o separem do seu parceiro. Procure outros significados da vida para você e seu parceiro. Em geral, muitos cônjuges ignoram seus problemas conjugais devido à educação dos filhos, mas quando saem, esses conflitos se tornam mais intensos. O bom é que agora eles têm muito tempo para resolvê-los e têm a oportunidade de reconstruir o casamento. A este respeito, Steve Seabold recomenda fazer atividades em casal, praticar esportes juntos, fazer uma viagem ou estudar um idioma.


Aqui deixamos algumas recomendações "não padronizadas" para superar uma crise conjugal.

Mort Fertel acha que as recomendações populares encontradas em livros e / ou portais da Internet nem sempre são eficazes porque não definem exatamente o que você deve fazer para superar a crise. Por esse motivo, fornece algumas recomendações incomuns:

Salve o casamento por conta própria. Geralmente, acredita-se que o casamento deve ser salvo por ambas as partes. No entanto, "os esforços de uma única pessoa podem mudar a dinâmica do casamento e podem motivar o cônjuge mais teimoso a se unir ao processo de resgate do casamento", disse Fertel.

Pare de fazer as perguntas erradas. Não se pergunte: esta é a pessoa certa para ser minha esposa? O casamento bem-sucedido não consiste em encontrar a pessoa certa, mas em aprender a amar o que encontrou.

Normalmente, ouvimos os casais dizerem que precisam de algum tempo para atualizar seus sentimentos, no entanto, ficar longe de seu parceiro pode afastá-lo ainda mais, especialmente durante uma crise conjugal, quando é o momento para ser o mais próximo possível.

Não fale muito sobre os problemas. Às vezes, falar sobre problemas conjugais não os faz resolver, mas os torna ainda mais sérios. Tente falar menos e fazer mais sobre isso. Encontre maneiras reais de resolver esses problemas.

Não acredite que um terapeuta lhe dará as respostas exatas. É verdade que as sessões de casal podem ajudá-los a se entenderem, mas não esperem as respostas exatas sobre o que devem fazer para salvar o casamento.

Não conte seus problemas conjugais aos outros. "Um dos valores mais importantes do casamento é a confidencialidade, por isso falar com seus parentes ou amigos sobre o seu casamento ou seu cônjuge é um grande erro. Isso é uma violação da confidencialidade para o seu cônjuge, e é errado", disse Fertel.


E você, o que achou dessas dicas?

Deixe a sua resposta nos COMENTÁRIOS e COMPARTILHE com os seus amigos.