sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Eleições Legislativas: JPRS QUESTIONA AUSÊNCIA DE EDUCAÇÃO CÍVICA ANTES DO RECENSEAMENTO

A Juventude do Partido da Renovação Social (JPRS) questiona ‘a falta de campanha da educação cívica antes do início do recenseamento eleitoral previsto para 23 de agosto em curso.

Esta preocupação da juventude do PRS foi transmitida aos jornalistas pela porta-voz da JPRS, Hortência Francisco Cá, em conferência de imprensa promovida ontem, 16 de agosto 2018, em Bissau, à margem do lançamento de mais uma conferência regional da juventude desta formação política a realizar-se na Região de Bolama Bijagós, concretamente na cidade de Bolama.
Hortência Francisco Cá disse que “é habitual nos períodos eleitorais”, sobretudo, antes do recenseamento, a realização de campanha de sensibilização para informar aos potenciais eleitores do recenseamento e a sua importância. Sublinhou igualmente que a ausência da educação cívica “preocupa bastante os jovens renovadores, tendo em conta que nem os cartazes estão colocados nos lugares públicos “como acontece habitualmente”, realça.

“Estamos num país, onde os eleitores precisam de uma educação cívica permanente, como forma de convencê-los a recensearem-se para poder exercer os seus direitos de voto. Sabemos que muitas vezes a situação do país desencoraja os cidadãos a recensearem-se, então o Ministério da Administração Territorial e o Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) devem levar isso em conta”, exorta Cá.
Contudo, avança que o PRS está confiante no início do recenseamento eleitoral na data marcada e lembra que o processo eleitoral “começa sempre com recenseamento”, eafirmando a posição dos renovadores “que as eleições legislativas ocorram a 18 de novembro”.
Segundo a JPRS, a primeira fase das conferências regionais da juventude dos renovadores já decorreu nas regiões  de Oio e Cacheu (no norte do país) e Quinara e Tombali (no sul da Guiné-Bissau).  E desta vez ocorrerá na região de Bolama Bijagós a 18 de agosto e termina no dia seguinte, 19 do mesmo mês.
O lema escolhido para a conferência de Bolama Bijagós é “Ami i PRS” – eu sou PRS que visa a “formar, informar e gerar mudança tanto na juventude do PRS como na camada juvenil da Guiné-Bissau”, justifica a porta-voz da comissão organizadora da conferência regional de Bolama Bijagós, Feliciana Cabral Pereira Embana.
Feliciana Cabral Pereira Embana sublinha que o objetivo das conferências regionais das estruturas juvenis do Partido da Renovação Social visam “aumentar as ferramentas dos jovens renovadores”, para os deixar mais preparados para os desafios futuros, consequentemente tornar o PRS mais “forte e organizado” em todas as suas estruturas ao nível de todo o país.
Embana afirmou que a sua formação política continuará apostar no componente de formações, palestras, debates e seminários, como forma de alcançar os objetivos acima traçados.
Nesta conferência de dois dias os 500 (quinhentos) jovens renovadores da zona insular e não só devem abordar na cidade histórica de Bolama os temas ligados à ideologia política do PRS, sistema eleitoral guineense, Áreas protegidas e recursos naturais da Guiné-Bissau.
As próximas conferências decorrerão nas regiões de Bafatá e Gabú. E o Sector Autónomo de Bissau será o palco de encerramento desta primeira fase de conferências regionais da Juventude do Partido da Renovação Social, a JPRS.
 
Por: Sene CAMARÁ
Foto: SC