terça-feira, 4 de setembro de 2018

BOICOTE ÀS ELEIÇÕES: MOVIMENTO DE SOCIEDADE CIVIL APOIA REIVINDICAÇÕES DE POPULARES DE BISSORÃ E CUNTUM−MADINA

Bissau, 4 Set 18 (ANG) – A Vice Conselheira da Área de Energia e Infra-estrutura de Qualidade do Movimento Nacional da Sociedade Civil, afirmou  que a sua organização apoia as reivindicações dos cidadãos de Bissorã e do Bairro Cuntum−madina em Bissau, que ameaçam boicotar eleições de Novembro caso não forem reabilitadas as principais infra-estruturas públicas nestas localidades.
Presidente do Movimento da Sociedade Civil
 
Em entrevista concedida à ANG, Maria Pereira Tecanhe lamentou as condições das infra-estruturas nestas localidades e se solidarizou com os populares destas zonas na luta pelo melhoramento das infra-estruturas nomeadamente, escolas, hospitais, estradas, água potável e energia eléctrica.
 
Segundo ela, a maior parte do país está a deparar-se com estes problemas e embora são diferentes.
 
Por outro lado, Maria Tecanhe considera a reacção destes cidadãos de muito tardia, acrescentando que devia ter lugar  há muito tempo e não nas vésperas das eleições legislativas. 
 
“Neste período que as eleições se avizinham fica difícil o governo atender estas exigências no seu todo”, disse.
 
Aquela responsável informou que depois das eleições legislativas, o Movimento de Sociedade Civil vai proceder ao recenseamento a nível nacional para identificar as necessidades básicas essências da população para permitir melhor acompanhamento das políticas públicas do governo e exigir a sua execução.
 
Tecanhe prometeu que, no âmbito de uma reunião alargada da Direção do Movimento agendada para hoje, vão definir as estratégias para atenuar as divergências  entre populares destas localidades e o governo guineense.
 
Entretanto, o Movimento da Sociedade Civil exorta o Ministério Público a tomar engajamento visando o esclarecimento à opinião pública sobre a denuncia  feita pelo atual ministro das Obras Públicas Construção e Urbanismo, Óscar Barbosa, sobre o alegado desvio de verbas destinadas a reabilitação das estradas pelo antigo responsável do pelouro. 
 
Populares da bairro de  Cuntum-Madina, em Bissau ameaçam não participar nas eleições previstas para Novembro se a estrada de acesso ao bairro não for alcatroada.
 
Por seu lado, populares de Bissorã, no Norte do país exigem contrapartida de exploração de madeira na região para melhorias sociais de Bissorã como condição para sua participação no próximo pleito eleitoral.ANG/CP/ÂC//SG