quinta-feira, 6 de setembro de 2018

CAJU: EMPRESÁRIOS VIETNAMITAS CHEGAM À BISSAU NA PRÓXIMA SEMANA PARA COMPRAR RESTO DE CASTANHA

Bissau, 06 Set 18 (ANG) – O presidente da Associação Nacional dos Agricultores Guineenses (ANAG), afirmou que os empresários vietnamitas vão estar no país entre os dias 13 e 15 do corrente mês para a compra do resto da castanha de caju que ainda se encontra na posse dos camponeses.
 
Em conferência de imprensa realizada esta quinta-feira, Jaime Gomes Boles, disse que o memorando de entendimento assinado com empresários vietnamitas vai permitir que os seus associados beneficiassem de formação em diferentes áreas o que lhes permitirão melhorar as suas técnicas de produção, de combate a pragas, na forma de lidar com os seus negócios, na industrialização e conservação de produtos agrícolas.
 
Boles disse que o memorando é válido por dez anos, e que em cada ano no início da campanha de caju será assinado novo contrato, que permite aos empresários vietnamitas comprar anualmente 100 mil toneladas de caju.
 
Jaime Gomes disse que o país vai beneficiar não só na área de castanha de caju mas também na produção de arroz, cereais e legumes.
 
Aquele responsável referiu ainda que no encontro realizado recentemente entre países da Língua Oficial Portuguesa no Brasil, organizado pela Cooperativa do mesmo país, concluiu-se que os países participantes devem trabalhar para atingir a agenda do desenvolvimento sustentável, através de instituição de cooperativas. 
Acrescentou que os produtores não podem continuar a cultivar só na época da chuva, mas também na seca adotando furos de água, técnica de produção melhorada, a montagem de kits de rega-gota, utilizando o sistema da retenção e aproveitamento da água das chuvas.

ANG/DMG/ÂC//SG