quinta-feira, 6 de setembro de 2018

SAÚDE PÚBLICA: SECRETÁRIA DE ESTADO DA GESTÃO HOSPITALAR RECONHECE FALTA DE RECURSOS HUMANOS NAS REGIÕES

Bissau, 05 Set 18 (ANG) – A Secretária de Estado da Gestão Hospitalar afirmou quarta-feira que existe falta de recursos humanos nos centros de saúde regionais., nomeadamente médicos, enfermeiros, parteiras, técnicos de laboratório e pessoal menor.
Segundo a rádio Capital FM, Pauleta Camará que fez esta constatação durante visita de quatro dias que efectuou em todos os hospitais e centros de saúde do país, disse que muitos pacientes abandonaram o tratamento devido ao fecho temporário das cozinhas dos mesmos.
A governante reconheceu contudo que houve melhorias em termos de redução  da mortalidade materno-infantil. 
 
Pauleta Camará afirmou ainda que a região de Quinará é a pior de todas em termos de infra-estruturas e recursos humanos, frisando, a título de exemplo, que o centro de Saúde de Buba funciona nas instalações do aquartelamento militar local.
 
“O Centro de Saúde de Buba não tem recursos humanos suficientes para atender o número de população que tem, e a mesma situação se passa com a  vila de Brandão cuja residência dos técnicos está sem água potável e conta com apenas três técnicos para atender uma média de 300 consultas mensais”, disse.
 
Em relação ao sector de Empada com uma população aproximadamente de 16 mil pessoas, o hospital local está sem médicos, parteiras e nem ambulância para evacuação de doentes tem , salientando que os centros de Saúde de Gampará e Banta se deparam com as mesmas dificuldades.
 
Por sua vez, a enfermeira Ernestina Raul Indeque, do Centro de Gampará disse que ela é a única que dá cobertura em todos os departamentos desde consultas, análises, assistência de partos e na farmácia. ANG/JD/ÂC//SG