segunda-feira, 3 de setembro de 2018

TRANSPORTES URBANOS: MÁS CONDIÇÕES DE ESTRADAS AFUGENTA “TOCA-TOCA DE CUNTUM−MADINA

Bissau, 3 Set 18 (ANG) – Os proprietários e motoristas de transportes públicos urbanos (Toca−toca), que fazem ligação do centro de Bissau ao Bairro Cuntum−Madina, estão a abandonar aquela via devido as más condições de estradas.  

Em  declarações a ANG, o motorista  Alberto da Silva Júnior, disse que a sua viatura é a única que ainda assegura o transporte de pessoas naquela via, informando que a maioria já mudou para outros destinos devido as más condições das estradas.

“Os proprietários mandam suspender a circulação das suas viaturas para aquela zona devido aos sucessivos problemas mecânicos e outras vezes são as dificuldades de encontrar motoristas que vão conduzir naquela estrada”, explicou.

Disse que a circulação na zona provoca vários danos nos carros bem como dores de corpo aos motoristas e passageiros por causa das péssimas condições das estradas.
De acordo com Alberto, estes factos são as razões de fuga dos transportes públicos (Toca−toca) daquela via.

 Ainda frisou que atualmente a maioria dos transportes Toca−tocas que circulava na estrada  Cuntum−Madina são das outras vias e que  circulam de acordo com as suas disponibilidades, de forma a colmatar a situação de falta de viaturas naquele troço.

 Lassana Sambu e Ciro Lima, dois motoristas da linha do Aeroporto e Bairro Militar mas que  agora fazem carreira  na estrada de Cuntum−Madina, são unânimes em criticar as condições de circulação naquela via e afirmam que só operam nesta localidade quando as afluências dos passageiros diminuem nas suas zonas para permitir completar as receitas do dia.

Todos os motoristas entrevistados se mostraram solidários com as reivindicações dos moradores deste bairro que na  semana passada ameaçaram não se recensear para as eleições legislativas prevista para  18 de Novembro de ano em curso se as estradas locais não forem alcatroadas.

ANG/CP/ÂC//SG