terça-feira, 4 de setembro de 2018

SENEGAL: PETROLÍFERA BP VAI INVESTIR NO INSTITUTO DO PETRÓLEO E DO GÁS

Dakar - A empresa petrolífera BP vai investir "vários milhões de dólares" para o desenvolvimento do Instituto senegalês do Petróleo e do Gás (INPG) para ajudar no reforço das capacidades nacionais do sector, refere um comunicado da sociedade britânica, enviado à Xinhua.
 
No documento a BP engaja-se a investir vários milhões de dólares, até 2021, naquele Instituto criado pelas autoridades senegalesas.
 
O envolvimento financeiro é fruto de um acordo assinado pela BP e o seu parceiro Cosmos Energy, e o Comité senegalês de orientação estratégica de petróleo e do Gás (Cos - Petrogaz).
 
A BP chegou à Mauritânia e ao Senegal através de um acordo com o grupo Kosmos Energy, anunciado em Dezembro de 2016.
 
No Senegal, ela apoia, desde 2017, um programa de curso de inglês com objectivo de melhorar as competências linguísticas.
 
Entre 2014 e 2016, foram descobertas no largo das águas senegalesas, grandes reservas de petróleo e de gás, que abrangem a Mauritânia.
 
Em Fevereiro último, o Senegal e a Mauritânia assinaram um Acordo de Cooperação Internacional (ACI) para a exploração, a partir de 2021, do campo de gás offshore comum "Grand Tortue-Ahmeyim" (GTA) avaliado em 450 milhões de metros cúbicos, o equivalente a 14% das reservas de gás da Nigéria.
 
O acordo foi recentemente aprovado pelos deputados senegaleses.
 
O acordo permitirá a empresa americana Kosmos Energy e a BP decidir, no decorrer deste ano, o lançamento da exploração do gás.
 
A multinacional petrolífera britânica está a planear fazer as suas primeiras entregas de gás para o mercado mundial, até 2021.
 
Fonte: Angop