quarta-feira, 5 de setembro de 2018

ELEIÇÕES 2018: CNE APRESENTA NOVO CARTÃO BIOMÉTRICO DE ELEITOR

Bissau,05 Set 18(ANG) - A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau (CNE) apresentou hoje o novo cartão de eleitor biométrico para o recenseamento eleitoral que vai culminar com as eleições legislativas a 18 de novembro.
 
À margem da apresentação do cartão esta quarta-feira, a Secretária-executiva da CNE Felisberta Moura Vaz disse que o novo cartão já foi aprovado igualmente pelo Gabinete Técnico de Apoio ao processo Eleitoral (GTAPE).
“ Após uma apreciação devida do modelo de cartão entre GTAPE e a CNE nos termos do artigo 11º da lei 12/2013 de 27 de dezembro, a CNE neste sentido deliberou a aprovação do modelo de cartão de eleitor acabada de se apresentar”, explicou.
 
Felisberta Moura Vaz assegurou que “as eleições dependem do recenseamento, e que, aprovado o cartão, tudo está pronto para quando chegar os “kits” se iniciar logo o recenseamento e daí falar das eleições.
 
Por outro lado, garantiu que o cartão é seguro e que estão a trabalhar para cumprir as suas missões que é de realizar as eleições.
 
“ É um cartão novo porque o recenseamento é biométrico. O modelo de cartão é seguro. Todos os intervenientes estão a trabalhar no sentido de estar em condições  para cumprir as nossas missões”, garantiu.
 
O primeiro-ministro, Aristides Gomes, assegurou recentemente que as eleições legislativas vão ser realizadas a 18 de novembro de 2018 e que não existe nenhum plano alternativo, apesar dos atrasos. ANG/Sol  Mansi