quinta-feira, 6 de setembro de 2018

NAÇÕES UNIDAS AFIRMA QUE POPULAÇÃO GUINEENSE CONTINUA A VIVER BAIXO DA TAXA DE POBREZA

Radio Sol Mansi (RSM), 06 Set 2018  - O representante Especial adjunto do Secretário-geral das Nações Unidas disse hoje (5 de Setembro) que a Guiné-Bissau enfrenta ainda desafios socioeconómicos, porque cerca de 70% da população continua a viver abaixo da taxa da pobreza de DOIS dólares por dia.
 
David McLachlan-Karr igualmente coordenador residente do Sistema das Nações Unidas (PNUD) fez estas considerações durante o seminário de introdução à revisão intercalar do quadro de parceria entre a Guiné-Bissau e as Nações Unidas para o período de 2016-2020.
 
Segundo este responsável das Nações Unidas no país, o facto da população guineense continuar a viver abaixo de 2 dólares por dia, classifica a Guiné-Bissau nos dez últimos países do índice de desenvolvimento humano.
 
“Apesar de alguns progressos feitos com um crescimento médio anual do produto interno bruto de 6,1% nos últimos dois anos, a Guiné-Bissau ainda enfrenta desafios socioeconómicos significativos, com cerca de 70% da população a viver abaixo da taxa de pobreza de dois dólares americanos por dia e está classificada nos dez últimos países do índice de desenvolvimento humano”, referiu David McLachlan-Karr.
 
Por seu turno, Director-geral da Cooperação Internacional, Marcelo de Almeida, realçou a importância da parceria com Nações Unidas ao aproximar das eleições no país. “ É uma oportunidade reavaliar a cooperação entre as partes que para nós tem grande significado pelos apoios numa altura em que estamos a aproximar das eleições legislativas que poderá ser estendida para outros domínios em conformidade do interesse do país”, sublinhou Marcelo da Almeida.
 
De referir que encontrando-se no seu terceiro ano de implementação, o quadro de parceria entre a Guiné-Bissau e as Nações Unidas 2016-2020, ambas as partes concordaram em realizar uma revisão intercalar para avaliar os progressos alcançados durante 2016-2017.
 
Por: Marcelino Iambi