segunda-feira, 3 de setembro de 2018

CHINA/ÁFRICA: PR CHINÊS PROMETE 60 MIL MILHÕES DE DÓLARES EM CRÉDITO PARA ÁFRICA

O Presidente chinês, Xi Jinping, anunciou hoje, no Fórum de Cooperação China-África, em Pequim, 60 mil milhões de dólares (51 mil milhões de euros) em assistência e empréstimos para países africanos.
 
O Presidente chinês, Xi Jinping, anunciou hoje, 03 de setembro, no Fórum de Cooperação China-África, em Pequim, 60 mil milhões de dólares (51 mil milhões de euros) em assistência e empréstimos para países africanos.
“A China decidiu emprestar um total de 60 mil milhões de dólares, no formato de assistência governamental e através de investimento e financiamento de instituições financeiras e empresas”, disse.
Xi Jinping falava no Grande Palácio do Povo, o parlamento chinês, perante dezenas de chefes de Estado e de Governo do continente africano, no arranque da terceira cimeira do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC).
XI JINPING DEFENDE QUE INVESTIMENTOS NA ÁFRICA NÃO ENVOLVEM LAÇOS POLÍTICOS
O presidente da China, Xi Jinping, defendeu hoje que os investimentos chineses na África não envolvem laços políticos, já que Pequim não interfere nos assuntos internos dos países africanos nem impõe as suas demandas.
O líder chinês defendeu as relações de “benefício mútuo” com o continente em um diálogo de alto nível realizado hoje com líderes e representantes empresariais chineses e africanos, uma reunião antes da abertura do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC) nesta tarde.
Xi, citado pela agência estatal “Xinhua”, argumentou que esses investimentos chineses na África fazem parte da iniciativa das chamadas “Novas Rota da Seda” – o grande plano de investimento global da China.
Ele enfatizou que o investimento chinês é direccionado àqueles lugares onde a infra-estrutura é inadequada ou há falta de desenvolvimento.
“Historicamente e naturalmente, a África é uma extensão do desenvolvimento das ‘Novas Rotas da Seda’ e um importante participante da iniciativa”, acrescentou o presidente chinês.
Espera-se que Xi anuncie mais financiamento em empréstimos e subvenções para países africanos durante esta edição do FOCAC, já que no último, realizado em Johannesburg em 2015, prometeu uma ajuda financeira de USD 60 biliões.
 
Por: Redação
O Democrata/Lusa