quinta-feira, 10 de abril de 2014

GUINÉ-BISSAU/ELEIÇÕES: MILITARES E MEMBROS DE FORÇAS DE SEGURANÇA JÁ COMEÇARAM A VOTAR


Bissau - Militares e membros das forças de segurança que vão estar mobilizados no domingo são os primeiros a votar nas eleições gerais na Guiné-Bissau, com o voto antecipado marcado para esta quinta-feira.

Cerca de 2.000 elementos das forças armadas, polícias, Guarda Nacional e outras autoridades estão recenseados e podem nesta quinta-feira votar mais cedo, em vez de domingo, nas instalações de cada uma das nove comissões regionais de eleições (CRE) do país.

"É uma medida prevista na lei e está tudo a decorrer com normalidade", referiu à agência Lusa o vice-presidente da CRE de Bissau, Malam Manafá, à porta das instalações em Bissau Velho.
As mesas de voto antecipado abriram às 07:30 e vão estar abertas até às 18:00, mas os funcionários estão preparados para ficar "até mais tarde, porque há sempre muita gente que deixa tudo para a última hora", explicou.

As eleições gerais (presidenciais e legislativas) na Guiné-Bissau estão marcadas para domingo, 13 de Abril, com 13 candidatos presidenciais e 15 partidos a concorrer à Assembleia Nacional Popular.

São as primeiras eleições depois do golpe de estado de 12 de Abril de 2012.

Um total de 775 mil e 508 cidadãos constam dos cadernos eleitorais da Guiné-Bissau e têm direito a votar, de acordo com o recenseamento realizado entre Dezembro de 2013 e Fevereiro deste ano.  Fonte: Aqui