Apesar da falta de infraestruturas e de boa governação, a Nigéria supera a África do Sul e assume-se líder da economia africana
Bissau (GBissau, 7 de Abril de 2014) – A Nigéria tornou-se na primeira economia africana, ultrapassando a África do Sul com um Produto Interno Bruto (PIB) de 510 mil milhões de dólares em 2013, de acordo com fonte oficial nigeriana.
A Nigéria superou a África do Sul como a maior economia da África após uma revisão nos cálculos do seu produto interno bruto, mostraram estatísticas oficiais, dia 6 do mês em curso.
Esse novo resultado modifica a relação dívida-PIB da Nigéria para 11% em 2013, contra 19% em 2012, acrescentou o chefe de estatísticas Yemi Kale, na capital Abuja.
Os técnicos das Nações Unidas recomendam aos países a modificarem os modos de cálculo do PIB de cinco em cinco anos, para que sejam consideradas as evoluções entre a produção e o consumo, mas a Nigéria não modificava o método de cálculo desde 1990.
Os novos valores evidenciam o aparecimento de novos sectores e de novas indústrias como as telecomunicações e a indústria local de cinema, conhecida como “Nollywood”, fornecendo aos investidores estrangeiros um “panorama mais realista” da economia do país, de acordo com as autoridades de Abuja.
Com investidores estrangeiros prestando mais atenção no país, a Nigéria foi forçada a calcular mais precisamente as suas estatísticas, inclusive o PIB, disse Kale, acrescentando que o ano base seria recalibrado a cada cinco anos, de acordo com normas globais.
A Nigéria, país mais populoso da África, onde a maioria dos cerca de 170 milhões de pessoas vive com menos de dois dólares por dia, país com forte carência de infra-estruturas, onde nem todos têm acesso à água potável, cortes diários de electricidade e a corrupção é quase permanente. Apesar disso, está a crescer devido ao investimento estrangeiro, devido ao tamanho do seu mercado consumidor e ao crescimento do seu mercado de capitais.
Segundo especialistas, os números não devem ser interpretados como um sinal de desenvolvimento porque, nas suas opiniões, a África do Sul está à frente da Nigéria em termos de PIB por habitante, infra-estruturas e boa governação. Fonte: gbissau.com
**com outras agências de notícias