segunda-feira, 25 de agosto de 2014

PARLAMENTO MALIANO APROVA EMPRÉSTIMO DA CHINA

Bamako, Mali - O Parlamento maliano aprovou um projeto de lei que autoriza a ratificação do acordo de empréstimo concessional assinado em Bamako a 11 de abril último entre o Mali e o Banco de Importação e Exportação da China para o financiamento do projeto de banda larga nacional do Mali, soube a PANA esta segunda-feira de fonte parlamentar.

Num custo de 493 milhões de yuans, ou seja cerca de 35 biliões de francos CFA (71 milhões e 413 mil dólares americanos), esta rede cujas obras durarão 15 meses vai completar em parte a infraestrutura nacional de fibra ótica e permitir a transmissão de dados, imagens e voz. Ela vai também colocar progressivamente em relação, através duma rede própria, todos os serviços do Mali, os departamentos ministeriais e os seus gabinetes nas províncias do país desenvolvendo conteúdos informativos e colaborativos. Ela permitirá a construção de mais de mil e 300 quilómetros de fibra ótica e aplicações associadas.

O projeto consiste no fornecimento pelo Governo chinês duma rede de fibra ótica operacional  de mais de 1.360 quilómetros nos eixos Ségou, Tombouctou, Mopti, Douentza, Gao, Bamako, Kourémalé, na fronteira com a Guiné Conakry, e nas diferentes localidades do projeto. FONTE: AQUI