quarta-feira, 20 de agosto de 2014

ANGOLA: GENERAIS QUEREM UM MILHÃO DE DÓLARES DE RAFAEL MARQUES

Rafael Marques
O jornalista e activista angolano Rafael Marques espera ter a oportunidade de confrontar em tribunal os generais ligados ao poder que lhe moveram uma acção judicial  por “denúncia caluniosa”.
 
Os generais ligados ao mais alto nível de poder de Angola querem um milhão e 200 mil dólares de indemnização.
 
O caso remonta á publicação do livro "Diamantes de Sangue" em que são detalhados casos de tortura e assassinatos alegadamente praticados por efectivos da empresa privada de segurança Teleservice, na província da Lunda-Norte.
 
Além de serem proprietários da Teleservice, os generais mencionados também são sócios da Sociedade Mineira do Cuango, que explora diamantes na bacia do Cuango. 
 
Os generais intentaram uma acção em Portugal por difamação que foi rejeitada pelos tribunais portugueses.
 
Rafael Marques por seu turno tinha apresentado uma queixa na procuradoria geral da republica angolana, em 2011, pelos alegados crimes. A procuradoria rejeitou a queixa.
 
Posteriormente os generais intentaram esta acção por denuncia caluniosoa.
O activista disse à Voz da América ter sido informado terça-feira dos pormenores das acusações e quem as faz.
 
O jornalista e activista disse esperar que o julgamento seja marcado para breve
Os generais envolvidos na acusação são para além o chefe da casa de segurança do presidente e ministro de estado, o general Kopelipa, e ainda os generais Carlos Alberto Hendrick Vaal da Silva, Adriano Makevela Mackenzie, João Baptista de Matos, Armando da Cruz Neto, Luís Pereira Faceira e António Emílio Faceira. Fonte: Voz da América - Oiça

Leia também: Rafael Marques "cercado" pelos generais em Angola - DW