Uma sucursal do grupo Fleurette, pertencente ao empresário israelita Dan Gertler, descobriu uma potencial reserval com cerca de três mil milhões de barris de petróleo após duas fases de testes sísmicos nos blocos I e II do Lago Albert, na província oriental da RD Congo.
Segundo um comunicado do grupo, os resultados dos testes sísmicos, que custaram mais de 20 milhões de dólares americanos, mostram recursos potenciais consideráveis, que podem aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) da RD Congo se eles forem extraídos e explorados de forma segura e económica.
A empresa Oil of DRC, sucursal petrolífera da Fleurette, afirmou que uma produção de 50 mil barris de petróleo por dia aumentará o PIB da RD Congo em 25%.
O grupo fixou-se no território para garantir a próxima etapa, que passa por perfurar poços de exploração, indica o comunicado, que precisa que estas atividades necessitam de importantes obras incluindo novas estradas, um novo porto, bem como a deslocalização de algumas comunidades locais.
O Lago Albert é fronteiriço com o Uganda, onde a exploração petrolífera está igualmente em curso. Fonte: Aqui