terça-feira, 26 de agosto de 2014

SÍNTESE DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PUBLICADAS ATÉ AS 19H00 DE HOJE

República Centro-Africana   
Bangui,  - Vinte combatentes morreram em confrontos em Bambari, no centro da República Centro-Africana, entre duas facções rivais da ex-rebelião Seleka, afirmou nesta terça-feira uma fonte da força africana Misca.
 
Sudão do Sul
Juba,  - Um helicóptero da Missão da ONU no Sudão do Sul (Minuss), transportando carga, caiu nesta terça-feira perto de Bentiu, no norte do país, anunciou a Minuss, que desconhece o que teria acontecido com a tripulação.
 
Cabo Verde
Ribeira Grande de Santiago, Cabo Verde - Cerca de 22% das grávidas seguidas nas delegacias de saúde cabo-verdianas, em 2011, tinham menos de 19 anos e 5,6% tinham menos de 17, indicam dados da Associação Cabo-verdiana para a Protecção da Família (VerdeFam), citados pela Inforpress.
 
Egipto
Cairo - Dezenove pessoas morreram e 15 ficaram feridas nesta terça-feira num acidente com dois micro-autocarros no sul do Egipto.   
 
Líbia
Roma  - Vinte e quatro corpos, e não seis como anunciado em um primeiro momento, foram encontrados no mar Mediterrâneo após o naufrágio no domingo de uma embarcação com imigrantes ao norte da costa líbia, anunciou a Marinha italiana.  
 
Trípoli - Os Emirados Árabes Unidos e o Egipto estão a realizar secretamente ataques aéreos contra milícias islâmicas na Líbia, revelaram funcionários norte-americanos, referindo-se a dois ataques nos últimos sete dias.
 
Washington - O governo dos Estados Unidos condenou nesta segunda-feira a última onda de atentados no Iraque cometida por "terroristas sem almas", pedindo ao país que se una contra os jihadistas ultrarradicais, além de criticar os actos de violência na Líbia.
 
Libéria/Ébola     
Paris - O professor belga Peter Piot, um dos responsáveis pela descoberta do vírus Ebola em 1976, afirmou nesta terça-feira que estão reunidas as condições para que a epidemia "acelere" e lamentou a "extraordinária lentidão" da resposta da Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
Moçambique
Maputo - O primeiro-ministro moçambicano, Alberto Vaquina, abre hoje em Maputo o 10.º encontro empresarial entre China e países de língua portuguesa, que reúne cerca de 500 empresários e representantes de câmaras de comércio e agências de promoção de investimento.
 
Maputo - O líder da Renamo (Resistência Nacional Moçambicana), principal partido de oposição, garantiu hoje que vai respeitar o cessar-fogo assinado no domingo com o Governo e confirmou que em breve se encontrará com o Presidente da República.
 
Maputo - O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas elogiou hoje em Maputo o acordo de cessar-fogo entre o Governo moçambicano e a Renamo, principal partido de oposição, e considerou que sem paz e estabilidade não há crescimento económico nem desenvolvimento.
 
Guiné-Bissau
Bissau - Quarenta e cinco cidadãos da Guiné-Bissau estão detidos na cidade espanhola de Melilla, suspeitos de tentativa de imigração ilegal no território espanhol, noticia a Agencia Noticiosa da Guiné (ANG),citando um jornalista guineense no local.  
 
África do Sul
Washington  - Um crânio infantil com três milhões de anos, descoberto na África do Sul, não apresenta sinais de partes moles do tipo que seriam encontradas em crianças humanas com cérebros maiores, revelou um estudo publicado nesta segunda-feira.