segunda-feira, 25 de agosto de 2014

SÍNTESE DAS NOTÍCIAS PUBLICADAS PELO DAFRI ENTRE AS 13H30 AS 19H00 DE HOJE

Líbia
Trípoli, - Os trabalhos da quarta conferência ministerial dos seis países vizinhos da Líbia (Argélia, Egipto, Níger, Sudão, Tchad e Tunísia) consagrada à situação na Líbia e às suas repercussões na região começaram segunda-feira no Cairo (Egipto).
 
Trípoli,  - O presidente do novo Parlamento  Líbio, Aguila Gueider, anunciou que os deputados pretendiam adoptar brevemente uma lei de luta contra o terrorismo depois de qualificar de organizações terroristas a "Fajr Libya" (Madrugada da Líbia), uma coligação de grupos armados provenientes de Misrata e envolvidos nos confrontos em Trípoli, e a "Ansar Asharia" (partidários da lei islâmica) de extremistas jihadistas.
 
Argélia
Argel, - O presidente do partido tunisino Ennahdha, Rached Channouchi, foi recebido, domingo, em Argel, pelo chefe de Estado argelino, Abdelaziz Bouteflika, no quadro de uma visita de 24 horas destinada a "reforçar as concertações sobre como ultrapassar as dificuldades que a região conhece, nomeadamente, à luz da situação na Líbia", declarou o porta-voz do partido Ennahdha, Zied Ladhari.
 
Moçambique
Maputo,  -  Um cidadão moçambicano, de 40 anos de idade, deve comparecer em tribunal nesta semana para responder criminalmente pela profanação de um túmulo por alegada dívida não paga pelo falecido, noticiou nesta segunda-feira a agência AIM.
Maputo,  - O líder da Renamo, o maior partido da oposição em Moçambique, Afonso Dhlakama, garantiu nesta segunda-feira que vai respeitar o acordo, rubricado domingo, em sede do diálogo, que põe termo as hostilidades.
 
Lisboa (Do correspondente) - O secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Murade Isaac Murargy, regozijou-se, hoje (25 de Agosto), com o acordo de paz, assinado domingo, entre o Governo moçambicano e a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo).s entre a sua formação política e o governo.
 
Atlanta, Estados Unidos, - A Primeira Dama de Moçambique, Maria da Luz Guebuza, recebeu no fim-de-semana, na cidade americana de Atlanta, o prémio "Mulher Personalidade 2013", que ela dedicou a todo o povo moçambicano por "nunca vacilar na dura batalha contra a pobreza", segundo a agência moçambicana de notícias (AIM).
 
Senegal
Dakar,  - O Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico de África (BADEA) concedeu a Madagáscar um empréstimo de 11 biliões de dólares americanos (USD 1.00 equivale a Kz 100.00), montante que visa contribuir para o financiamento do projecto de reabilitação da estrada entre Faratsiho e Sambania, anunciou um comunicado da instituição bancária enviado à PANA em Dakar.
 
Tunísia
Túnis,  -  O ministro tunisino dos Negócios Estrangeiros, Mongi Hamdi, afirmou nesta segunda-feira no Cairo (Egipto), numa declaração feita à margem da conferência dos países vizinhos da Líbia, ser prematuro falar duma intervenção estrangeira na Líbia", sublinhando que o Egipto, a Tunísia e a Argélia  " têm os mesmos desafios de segurança" a enfrentar.
 
Cabo Verde
Praia, - Uma delegação empresarial cabo-verdiana participa no encontro entre a China e os países de língua portuguesa, de 24 a 27 de Agosto corrente em Maputo (Moçambique), com o propósito de analisar e definir novas áreas da cooperação económica e comercial, soube a PANA, nesta segunda-feira, na cidade da Praia de fonte empresarial.