terça-feira, 15 de setembro de 2015

GABÃO: ALI BONGO DENUNCIA HUMILHAÇÃO APÓS DETENÇÃO DE «BRAÇO DIREITO» EM FRANÇA

Após uma reunião com o seu homólogo francês, François Hollande, o Presidente gabonês, Ali Bongo Ondimba, denunciou esta segunda-feira uma tentativa de «humilhar o Gabão», após a breve detenção de Maixent Accrombessi, o seu influente chefe de gabinete, em Paris.
 
Accrombessi, suspeito de ter recebido ilegalmente dinheiro de uma empresa francesa, foi preso a 4 de agosto durante uma estada em Paris. Devido a razões de imunidade diplomática, foi libertado após várias horas de detenção, e voltou então para Libreville. A justiça francesa suspeita de corrupção na alocação, no final de 2005, de um contrato público de 7,9 milhões de dólares no Gabão ao Grupo Marck, especializado no fabrico de uniformes militares, quando Acrombessi era ministro da Defesa.
 
Esta detenção foi interpretada como uma humilhação por Ali Bongo Ondimba. «Queriam humilhar o Gabão, dizemos nós perante a forma como a intervenção foi realizada», referiu, à junto ao Eliseu (palácio presidencial francês). «Se Accrombessi tivesse recebido uma intimação de forma correta, estaria pronto para vir e responder às perguntas» dos investigadores franceses, disse o Presidente do Gabão. Fonte: Aqui