O Ministro de Estado para Ação e Minas da Índia, Vishnu Deo, entregou hoje, segunda-feira 14 de Setembro, um convite ao Presidente da República José Mário Vaz para participar na Terceira Cimeira Índia-África a realizar-se em Nova Deli, no dia 29 de outubro do ano em curso.
Falando a’O Democrata à saída de encontro com José Mário Vaz, na Presidência da República, Vishnu Deo disse que seu país “continua a atribuir grande importância ao continente africano” e considera a Guiné-Bissau como “parceiro importante da Índia”, é neste sentido que o Primeiro-Ministro indiano, Nerendra Modi, convidou pessoalmente o estadista guineense a esta Cimeira.
O governante Indiano explicou ainda que, além do convite entregue ao Chefe de Estado, o encontro serviu também para abordar a cooperação bilateral entre os dois países.
A Primeira Cimeira Índia – África fora realizada em 2008 (Nova Deli) e a segunda em 2011 teve lugar em Addis-Abeba, visando o reforço da cooperação económica através de parcerias em vários domínios.
De referir que a Índia é o destino da exportação de cerca de oitenta por cento (80%) de castanha de cajú da Guiné-Bissau, principal produto comercial que representa 93% das receitas de exportação do país.
Se este bandido, foragido e traficante tivesse um pouco de decência não teria dito o que disse, ou seja, evitava falar do cumprimento da lei e da justiça por razões óbvias. De recordar que quando era ministro das finanças, 674 quilos de cocaína pura desapareceram dos cofres do Tesouro Público, onde tinham sido guardados após uma apreensão da Polícia Judiciária (ver noticia).