sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

BISPO AUXILIAR DE BISSAU ALERTA QUE “USO DESPÓTICO E PROLONGADO DO PODER PODE PROIBIR FELICIDADE DOS GOVERNADOS”

image
O Bispo Auxiliar da Diocese de Bissau afirmou que uso despótico e prolongado do poder pode proibir a felicidade dos governados. Dom José Lampra Cá deixou alerta na noite desta quinta-feira, durante a celebração da vigília de Natal, que se realizou na paróquia Nossa Senhora da Candelária, na Sé Catedral de Bissau.
 
O chefe da Igreja católica explicou durante a homilia que qualquer que seja a sociedade que se debate com o problema de luta pelo poder leva aos seus súbditos a formar um sentimento de que ter futuro melhor constitui uma “maldição”.
 
“O poder, quanto não é suficientemente controlado pela justiça, pela autoridade moral e pelo amor, pode levar desumanização da sociedade”, alertou o reverendíssimo Bispo Auxiliar da Diocese de Bissau, adiantando aos fiéis que os governantes, nestas situações, muitas vezes esquecem que o poder que têm não é eterno e nem têm todo poder.
 
Este missionário fez lembrar aos cristãos guineenses que só será possível construir a paz, quando o homem aceita e faz coisas de Deus.

 Dom José Lampra chama atenção aos fiéis para que cada um procure adoptar comportamento de vida que vai de acordo com Evangelho para assim poder ser uma pessoa com credibilidade junto da sua sociedade.
 
Para terminar a sua homilia, Bispo Auxiliar apela à comunidade cristã para que natal deste ano, que é dedicado ao jubileu extraordinária de misericórdia, sirva para transformar de dentro para fora de homem porquanto só assim será construída uma nova sociedade que funcionará com base nos princípios do amor fraterno e da justiça.
 
A Vigília de Natal, que terminou quase meia-noite, ficou colorida com canções litúrgicas, leituras de textos bíblicos, orações, representação metafórica de tudo quanto aconteceu naquela noite em que nasceu em Belém no menino Jesus. Centenas de fiéis afluíram-se à paróquia Nossa Senhora da Candelária, “Catedral de Bissau”, para assistir à tradicional Missa de noite Natal.

Por: Tiano Badjana