quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

OPERADORA MÓVEL ORANGE LANÇA A TECNOLOGIA 4G EM BISSAU

image
A empresa de telecomunicações “Orange Bissau” lançou ontem, 22 de Dezembro, a rede da quarta geração (4G). O anúncio foi feito pelo diretor comercial daquela companhia da telefonia móvel, Maurício Mané, durante uma conferência de imprensa realizada em Bissau.
 
Durante a apresentação dos benefícios dos serviços da quarta geração, em presença de funcionários da operadora, Maurício Mané disse que a “Orange Bissau” é a primeira operadora a lançar oficialmente a referida tecnologia na sub-região.
 
“Hoje, como foi prometido no lançamento da 3G+ em maio último, lançamos oficialmente a quarta Geração”, afiançou o responsável comercial da Orange, tendo assegurado que a rede 4G vai oferecer mais impulso e rapidez na conetividade da rede de internet (100 vezes que a rede atual), através da tecnologia LTE.
 
De acordo com a Orange, os serviços vão ser comercializados a partir de janeiro próximo, através de um novo chip 4G para telefones compatíveis. “Nesta primeira fase, esta tecnologia está disponível na cidade de Bissau e posteriormente nas restantes regiões do país”, contou Mané.
 
De referir que o Governo da Guiné-Bissau atribuiu licença conjunta da 3G e da 4G em abril deste ano às duas operadoras ativas na Guiné, designadamente a Orange e a MTN (que lançou em julho último a 3G). A licença (3 e 4G) válida para 10 anos, custou a cada operadora 2 biliões de francos CFA (um pouco mais de 3 milhões de euros).
 
No espaço da CEDEAO, realizou-se em alguns países fases experimentais de 4G. Os países como Nigéria, Costa de Marfim, Benin e Senegal estão em fase licenciamento e desdobramento desta tecnologia.
 
Por: Alcene Sidibé