quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

ITCHACENIA CABRAL DA COSTA VENCEDORA DA MISS DA TELEVISÃO NACIONAL DA GUINÉ-BISSAU

MISS TGB, Itchacenia Cabral da Costa
A menina de 17 anos de idade, Itchacenia Cabral da Costa, foi a grande vencedora do concurso de Miss da Televisão Nacional da Guiné-Bissau (TGB) “Show Out”, realizado no passado dia 27 de Dezembro. A vencedora recebeu como prémio um televisor plasma, uma estatueta, um espelho grande e um convite para um convívio de três dias no hotel Ancar, apenas com os seus pais.
 
O final do evento contou com as presenças do ministro da Presidência do Conselho dos Ministros, Assuntos Parlamentares e Porta-Voz do Governo, Malal Sane, do Secretário-geral da Comunicação Social, Francisco Barreto, do Bastonário de Ordem dos Jornalistas, António Nhaga e do Director Geral da Radiodifusão Nacional, Muniro Conté.

Ainda no mesmo concurso foram premiadas outras concorrentes na categoria de primeira-dama, Eliana da Silva, segunda dama, Edneusa de Carvalho, Miss telegenia, Umo Baldé e Miss da Reconciliação, Ivanira Djassi.

Finalista de Miss TGB Show Out
No mesmo evento da “TGB Show Out” realizou-se igualmente o concurso “Canta Comigo” ganhado pelo jovem Enha Sanhá com interpretação de uma música do Américo Gomes. Como prémio recebeu uma estatueta de micro e ficou acordado que a televisão nacional produziria vídeo clips do jovem vencedor, enquanto o “Estúdio Next Project” vai realizaria uma gravação musical depois de um trabalho de base com o maestro Juca Delgado, que será promovido durante seis meses na televisão nacional.
 
Na mesma categoria do “Canta Comigo” foram também premiados o segundo e o terceiro lugares, Francisco Gomes, com 32 pontos e Hélder N´fão com 31 pontos. Ambos beneficiaram do acordo de apoio para produção de música e vídeo clips.
 
No seu discurso de abertura de final do programa “TGB Show Out”, a directora da televisão Nacional da Guiné-Bissau, Paula Silva de Melo, disse que o programa não “partiria” com o fim de 2015. Embora fosse o ano do seu início, o programa ficaria e que passaria a integrar o cronograma das actividades anuais da televisão da Guiné-Bissau.
 
Relembrou na ocasião que eventos desta natureza já deram origem a vários músicos, estilistas e modelos de carreira sólida, nos palcos nacionais e internacionais, pelo que acredita que “TGB Show Out” está a lançar sementes que darão frutos para a projecção da cultura e do prestígio do nome da Guiné-Bissau à escala nacional e planetária.
 
Para a coordenadora do evento, Adnise Gomes, foi uma tarefa desafiante e que exigiu da comissão esforços acrescidos, senão exaustivos para estarem à altura do desafio em concreto e de todos os imprevistos. Acrescentou ainda que a comissão definiu dois objectivos principais para o sucesso do evento, designadamente contornar o receio de não falhar, não defraudar a confiança nela depositada e corresponder as expectativas alimentadas a volta do evento.
 
Recorda-se que a primeira edição do “Show Out” começou a 18 do novembro e terminou no dia 27 do Dezembro 2015. O evento reuniu centenas de pessoas como também contou com a animação dos músicos nacionais como Justino Delgado, Star Candinha, Best Friends, Nelson Bomba, R.R.P. e entre outros.
 
Por: Aissato Só