Bissau,16 Dez.15(ANG) - O Fundo das Nações Unidas para Infância(UNICEF) doou na terça-feira materiais diversos ao Ministério da Comunicação Social e à 23 rádios comunitárias do país.
No lote, o Ministério da Comunicação Social beneficiou de três computadores de mesa e respectivos acessórios, duas impressoras, três motorizadas, enquanto as rádios comunitárias beneficiaram de seis mesas de mistura de sons, 23 gravadores de reportagem, 23 microfones e 6 motorizadas.
O ministro da Comunicação Social, Agnelo Augusto Regalla, agradeceu o gesto do UNICEF, referindo que a comunicação é um sector transversal, pois as campanhas que se desenvolvem a nível da saúde e educação, não têm impacto sem presença da comunicação social.
“A Guiné-Bissau passou dois anos sem a cólera, isso é um dos sinais importantes do progresso dos medias,” exemplificou o governante.
Agnelo Regalla informou igualmente que o governo junto com seus parceiros vão tentar melhorar as condições de trabalho dos profissionais da comunicação social.
Em declarações à imprensa, o representante do UNICEF, Abubacar Sultan reconheceu o papel das rádios comunitárias na sensibilização e educação das populações sobretudo na prevenção das doenças e na mobilização dos pais e encarregados da educação para manterem as crianças nas escolas e evitarem do fenómeno "casamento forçado".
Sultan disse que os média também contribuem na luta contra a defecação a Céu aberto, ainda praticado na Guiné-Bissau e que tem contribuído para o aparecimento de doenças diarreicas..
ANG/JD/JAM/SG