segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

BURKINA: BLAISE COMPAORE VISADO POR UM MANDADO DE CAPTURA INTERNACIONAL NO CASO SANKARA

 
Tradução: Bambaram di Padida
 
A justiça Burkinabé emitiu um mandado de captura internacional contra o antigo presidente, Blaise Compaoré, refugiado  na Costa do Marfim/Côte d'Ivoire desde a sua queda, em Outubro de 2014, no quadro de inquérito sobre a morte de Thomas Sankara.
 
Mesmo o principal visado, provavelmente não ficará surpreso. Regularmente citado por seu papel no assassinato de Thomas Sankara, 15 de outubro de 1987, Blaise Compaoré é agora oficialmente visado por um mandado de captura internacional emitido pela justiça do seu país. De acordo com a AFP, citando uma fonte próxima do dossier judicial, presidente deposto é acusado de "assassinato, atentado e ocultação de cadáver".

De acordo com uma fonte judicial entrevistada por Jeune Afrique, o mandado de detenção foi emitido há cerca de dez dias - portanto após o general Gilbert Diendéré , ex-chefe do Estado-maior  particular de Compaoré, ter sido indiciado no dossier Sankara. O mandado de captura surge na medida em  o regime de transição está prestes a entregar o poder ao presidente recém-eleito, Roch Marc Christian Kaboré, no dia 29 de dezembro.

Qual será a reação das autoridades da Costa do Marfim?


Qual será a reação das autoridades da Costa do Marfim face as exigências judiciais do seu vizinho Burkina Faso? A emissão deste mandado de captura internacional pode realmente complicar as relações entre Ouagadougou e Abidjan. Amigo de longa data de Compaoré, o presidente ivoiriense, Alassane Ouattara, acolheu seu "irmão" Blaise depois de sua queda e parece pouco relutante em deixá-lo cair. Mas também está em bons termos com seu novo homólogo Roch Kaboré, que conhece há muito tempo e com quem terá de lidar nos próximos cinco anos.