segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

BURKINA FASO TRAVA TENTATIVA DE EVASÃO DE SUPOSTOS GOLPISTAS

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) O Governo burkinabe anunciou ter frustrado, domingo à noite, uma alegada tentativa de evasão dos generais Djibril Bassolé e Gilbert Diendéré, e de vários outros militares encarcerados no quadro do inquérito sobre o golpe de Estado abortado de 16 de setembro último no país.

Segundo o primeiro-ministro burkinabe, Yacouba Isaac  Zida, jovens soldados queriam libertar o general Diendéré para restaurar o Regimento da Segurança Presidencial (RSP) dissolvido pelas autoridades de transição.

 O primeiro-ministro qualificou « de absurdo » este plano que seria obra de duas dezenas de soldados.

« Procedemos a detenções para lhes fazer compreender que este projeto, mesmo antes de nascer, estava fracassado. Eles deverão responder diante da Justiça. A Justiça vai ocupar-se do resto », acrescentou Zida.
A 16 de setembro último, lembre-se, soldados do RSP, considerado como a guarda pretoriana do ex-Presidente Blaise Compaoré, fizeram irrupção em pleno Conselho de Ministros, e raptaram o Presidente Michel Kafando e alguns ministros.

Estes soldados, liderados pelo general Gilbert Diendéré, um ex-colaborador de Compaoré,  confrontaram-se com a revolta das populações e de colunas do Exército provenientes do  interior do país,  e os confrontos fizeram 15 mortos.

Segundo o diretor da Justiça Militar do Burkina Faso, Sita Sangaré, foram inculpadas no quadro deste processo 52 pessoas das quais 43 atualmente detidas em prisão.

O ex-ministro da Segurança, Sidi Paré, inculpado e pronunciado pelo Alto Tribunal de Justiça, foi transferido para o Centro de Detenção e Correção de Ouagadougou.

O general Gilbert Diendéré, mentor do golpe de Estado, e o general da Gendarmaria Djibril Bassolé,  igualmente ex-chefe da diplomacia de Blaise Compaoré, estão encarcerados numa cadeia militar em Ouagadougou.