terça-feira, 29 de dezembro de 2015

CLIMA: "BAIXA TEMPERATURA DO GLOBO TERRESTRE NA ORIGEM DO FRIO QUE ASSOLA O PAÍS", DIZ O PRESIDENTE DA METEOROLOGIA

Bissau, 29 Dez. 15 (ANG) - A vaga de frio e ventos fortes que tem vindo a assolar o país nos últimos dias tem a ver com a baixa temperatura do globo terrestre, explicou hoje o Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional da Meteorologia.

João Lona Tchetna(na foto) numa entrevista à ANG, afirmou que o fenómeno em causa é recorrente neste período do ano, ou seja de Dezembro à Fevereiro e é caracterizado por frio intenso, ventos fortes e redução de visibilidade tanto no mar, como no ar e na terra.

De acordo com aquele responsável meteorológico, os ventos fortes que actualmente ocorrem numa velocidade que rondam os quinze à vinte quilómetros por hora e acompanhados de poeiras podem reduzir a visibilidade das pessoas.

Questionado sobre os perigos que podem advir desta situação, João Lona Tchetna respondeu que, quando estão a falar da redução de visibilidade e de ventos fortes, tem sempre o seu impacto sobretudo no mar, onde o vento levanta ondas que chegam a atingir os quatro metros de altura.


"Neste período não é aconselhável usar as pirogas principalmente as de pequenas dimensões”. alertou tendo apelado aos utentes de vias marítimas a orientarem-se pelos conselhos dos serviços do Instituto Marítimo Portuário, sobretudo da Capitania dos Portos.
 
João Tchetna adiantou que esta chamada de atenção não se limita apenas aos habitantes das ilhas, mas também aos que utilizam os transportes terrestres, porque segundo ele, nas primeiras horas do dia a visibilidade torna-se fraca por causa do tempo, pelo que os condutores devem ter muita cautela.
 
"As pessoas devem usar roupas adequadas para o frio caso contrário podem vir a contrair algumas doenças, nomeadamente asma", disse a concluir.
 ANG/MSC/JAM/SG