quinta-feira, 1 de setembro de 2016

VIOLÊNCIA PÓS-ELEITORAL NO GABÃO

media
Duas pessoas morreram nos confrontos pós-eleitorais no Gabão, de acordo com a oposição. A assembleia nacional foi ontem incendiada, depois de milhares de pessoas terem ido para as ruas manifestar contra a reeleição de Ali Bongo.
 
Duas pessoas morreram e mais de 12 ficaram feridas quando a sede da oposição foi rodeada pelas forças de segurança, de madrugada. Jean Ping, candidato presidencial derrotado por uma curta margem de votos, acusou as forças de segurança de terem atacado a sua sede. Um porta-voz do Governo respondeu que a operação pretendia apanhar os que incendiaram o edifício do parlamento.
 
A asembleia nacional foi incendiada por manifestantes que entraram em confrontos com a polícia, depois de milhares de pessoas terem ido para as ruas protestar contra a reeleição de Ali Bongo.
 
Os resultados oficiais anunciados pelo ministro do Interior esta quarta-feira, apontam para a vitória do presidente cessante por 49,80% dos votos, contra 48,23% para Jean Ping, ou seja, uma diferença de pouco mais de 5.500 votos num universo de cerca de 600 mil eleitores.
 
A oposição fala em “fantochada” e exige uma recontagem dos boletins de voto em cada uma das assembleias de voto. Também a União Europeia e a França pediram a divulgação dos resultados de todas as assembleias de voto do país. Fonte: RFI