terça-feira, 10 de janeiro de 2017

MANELINHO CRITICA SEVERAMENTE O MINISTÉRIO DE DESPORTOS

O presidente da federação nacional de futebol, Manuel Irénio Nascimento Lopes, criticou duramente os dirigentes do ministério dos desportos alegando que estes estão a sabotar e se não fosse o presidente da república José Mário Vaz, a ida dos Djurtus ao Gabão ia ser possível só através do pacto com o diabo.

Manelinho falava a margem de entrega dos equipamentos ofertados por Mamadu Sarifo Baldé, jovem guineense residente em França e a entrega de três milhões e quinhentos mil FCFA por parte da empresa fagoral onde também referiu que a empresa Darling apoiou a Seleção Nacional com 5 milhões de FCFA.

"Disseram que o orçamento da comissão é muito elevado, dá para construir 10 estradas, mas quem não sabe quanto custa a construção de um estádio de futebol, são 750 mil Dólares no projecto Goal da FIFA e a federação tem ainda que colmatar outra parte adicional" referiu Manelinho antes de questionar o que é que o estado faz para o futebol Nacional? E informou que se não fosse o JOMAV a tomar a tal iniciativa, a ida dos Djurtus a Gabão só seria possível através do pacto com o diabo. "Há pessoas que querem que esta seja um fiasco mas não vai ser, vamos trabalhar e continuaremos a trabalhar... esperem só quando voltarmos do CAN, ao voltarmos, vão saber que a Federação já tomou decisão para tais actos, Vamos procurar os nossos fundos, teremos a nossa autonomia para que nenhum Ministro desrespeite qualquer membro da federação porque todos nós somos guineenses, vou acreditar e nunca vou parrar até quando o governo entender que há linguagens adequados que devem dirigir a uma instituição" avisou Manelinho.

Agradeceu e felicitou a empresa Fagoral, Darling e o Jovem Mamado Sarifo Baldé pelo importante gesto.

" O gesto do presidente da República e do primeiro ministro que garantiu o avião para a viagem dos Djurtus, é de louvar, mas é bom que o ministério da juventude, cultura e desportos parre de fazer a guerra a Federação, e se continuarem a fazer essa guerra, com viva voz digo, Vão perder a guerra connosco porque estamos no lado do povo e do país e não estamos pelos nossos interesses" Voltou a avisar.

Segundo as informações apuradas pela Rádio Jovem, os Djurtus viajam hoje às 12:00 locais onde a caravana nacional percorrerá toda a avenida principal da Capital para despedir-se dos guineenses. in Sou Djurtu



Os jogadores da seleção de futebol da Guiné-Bissau já receberam os prémios pela inédita qualificação para a Taça das Nações Africanas (CAN), a realizar de 14 de janeiro a 05 de fevereiro, no Gabão.

Fonte do Governo indicou hoje à agência Lusa que os pagamentos foram efetuados no fim de semana, com os jogadores a receberam, cada um, 10 mil euros como recompensa pela qualificação do país para a CAN e ainda alguns prémios de jogo atrasados.

Alguns jogadores chegaram a receber 23 mil euros entre prémios dos jogos atrasados e o bónus pela qualificação, precisou a fonte.

No sábado, os jogadores recusaram treinar até que fossem pagos o prémio prometido pela federação e o Governo em caso de qualificação da Guiné-Bissau para a CAN.

O assunto mereceu uma reunião de emergência entre o presidente guineense, José Mário Vaz, e os três capitães dos 'djurtus', Bocundji Cá, Zezinho e Jonas Mendes.

"Nas primeiras horas de domingo, os jogadores receberam tudo o que tinham a receber", indicou a fonte do Governo.

Com o pagamento feito, os jogadores da seleção guineense já se mostram disponíveis para participar na CAN, devendo a viagem para o Gabão ocorrer ainda hoje logo que chegue ao país o avião que está a ser providenciado pelo primeiro-ministro.

Umaro Sissoco Embaló está, desde sábado, no Congo Brazzaville, onde tenta pedir emprestado, junto do presidente daquele país, uma aeronave para transportar os 'djurtus' para o Gabão ainda hoje.

Inicialmente, a viagem foi anunciada para as 12:00 (mesma hora em Lisboa), mas fontes da federação disseram à Lusa que o avião só deverá chegar à Bissau por volta das 15:00, altura em que será comunicada a hora da partida.

A Guiné-Bissau, único país lusófono na CAN2007, integra o grupo A da fase final, juntamente com o Gabão, contra o qual abre a competição, no próximo sábado, Camarões e Burkina Faso.

MB // NF