A deputada guineense Susie Barbosa, do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), foi distinguida com o Prémio Humanitário Pan-Africano para a liderança social e defesa do género.
"Este reconhecimento mostra que os deputados guineenses estão a trabalhar e que inclusive esse trabalho está a ser seguido por organismos regionais, que premeiam o trabalho de uma deputada guineense", afirmou hoje à Lusa a deputada guineense, que também lidera a Rede de Mulheres Parlamentares do país.
Os prémios Pan-Africano Humanitários visam reconhecer o trabalho feito por pessoas, grupo ou organizações em várias aéreas e que tenham contribuído para a paz e respeito da vida nos países africanos.
"Não estava à espera. É a primeira vez que a Guiné-Bissau recebe esta nomeação. Fiquei emocionada e é muito gratificante", sublinhou Susie Barbosa.
Para a deputada, o prémio vai motivá-la a "trabalhar ainda mais na defesa da igualdade do género e na área humanitária".
O prémio vai ser entregue durante uma conferência a realizar a 18 e 19 de novembro na Tanzânia dedicada ao tema "A Paz é Possível".
Durante a conferência será lançada a "Campanha a Paz Começa Comigo", que visa promover a visão de paz e de desenvolvimento do continente africano defendida pela União Africana.
Lusa, em DN