quinta-feira, 21 de setembro de 2017

TOGO: UM MORTO E 25 FERIDOS NA MANIFESTAÇÃO DA OPOSIÇÃO

Resultado de imagem para TOGO: UM MORTO E 25 FERIDOS NA MANIFESTAÇÃO DA OPOSIÇÃOPonto a reter: "uma criança morta e outra pessoa gravemente ferida em Mango" após as forças da ordem terem aberto fogo contra os manifestantes.

De recordar que os arruaceiros do MCCI(Movimento dos cidadãos Conscientes e Inconformados) patrocinados pela máfia lusófona, da qual, fazem parte, DSP e outros anarquistas como Jiló Cipriano Cassamá, atiraram pedras que traziam nas mochilas contra o cordão policial que mantinha a ordem durante a manifestação  e feriram gravemente vários  agentes, mas nada lhes aconteceu, enquanto que em certos países(Angola, Guiné-Conacri) as manifestações sempre  terminam com violência e mortes. Há ou não há democracia no país desde que JOMAV ascendeu à presidência da república da Guiné-Bissau? Mais tardi nô bin tene saudadi de JOMAV. Ali nô tene dja saudadi di Kumba Ialá. Viva JOMAV! Viva o governo da Guiné-Bissau! Abaixo bajuladores e alienados.

Lomé - Uma pessoa morreu quarta-feira no norte do Togo durante as manifestações da oposição que reuniu milhares de pessoas em todo o país, soube a AFP nesta quinta-feira de fontes concordantes.

Em Mango, no extremo norte do país, "uma criança de cerca de dez anos morreu e 25 pessoas ficaram feridas, das quais 10 com balas" durante uma manifestação da oposição, disse à AFP fonte ligada à presidência togolesa.


As residências dos quadros do partido presidencial, a União para a República (UNIR), foram também atacadas e incendiadas, segundo a mesma fonte, que insistiu no facto de que nenhuma manifestação havia sido autorizada em Mango.

O líder da oposição, Jean-Pierre Fabre, referiu-se igualmente a um morto em Mango durante os confrontos entre militantes da oposição e do poder, tendo provocado a intervenção das forças da ordem.

Fabre, que falava para uma multidão de milhares de pessoas reunidas no final do dia na capital togolesa, apelou a novas mobilizações populares nos dias 26, 27 e 28 de Setembro, enquanto outras manifestações já estão previstas para esta quinta-feira.       
    
"As pessoas pensam que iremos nos cansar, mas estão enganadas. Vamos lutar até ao fim", disse.

Por sua vez, a ONG Observadores dos Direitos Humanos afirmou à AFP que houve "uma criança morta e outra pessoa gravemente ferida em Mango" após as forças da ordem terem aberto fogo contra os manifestantes.              

"Houve também muitas detenções" na sequência destes incidentes, precisou um responsável desta ONG à AFP.

Segundo a mesma fonte, foram reprimidas manifestações nas cidades de Bafilo e Kara (norte) - reduto da família do presidente Faure Gnassingbé.

Vários milhares de pessoas concentraram-se quarta-feira nas ruas da capital e noutras cidades do centro e norte do país, sob o apelo da oposição para exigir a saída do presidente Faure Gnassingbé e o regresso à Constituição de 1992.

O partido presidencial, que apelou aos seus militantes a testemunhar o seu apoio a Faure Gnassingbé nos mesmos dias das manifestações da oposição, reagrupou vários milhares de pessoas nesta manhã em Lomé.

Fonte: Angop