terça-feira, 19 de setembro de 2017

LUÍS OLIVEIRA SANCA ADMITE QUE A FAMÍLIA DO  PAIGC ESTÁ DIVIDIDA 

O Coordenador Nacional Adjunto do Grupo dos 15 deputados expulsos do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Luís Oliveira Sanca, afirmou esta segunda-feira, 18 de Setembro 2017, que a família dos libertadores está dividida de Norte ao Sul, Leste ao Centro com desastrosa consequência no controlo das suas bases.

O político que falava na cerimónia de abertura da Conferência Nacional de Reflexão para a Salvação do PAIGC de Cabral, sob o lema “Um PAIGC Reunificado e Coeso para Enfrentar Futuros Desafios”, realizada num dos hotéis da capital, Bissau. A Conferência contou com a participação de vários dirigentes do partido libertador que apoia o Grupo de 15 deputados dissidentes.

Luís Oliveira Sanca disse que a página negra que está acontecer neste momento na história dos libertadores exige uma séria reflexão com vista a encontrar solução para a reconciliação no seio da família do PAIGC, assumindo assim cada vez mais a sua responsabilidade histórica de servir locomotivo de promoção para o desenvolvimento do país.

“Os dirigentes e responsáveis do partido devem assumir as suas responsabilidades face à situação com vista a reconciliação da família dos libertadores, tal como está no acordo de Bissau e de Conacri. Devemos estar todos em condições de ultrapassar os nossos orgulhos pessoais, reconhecendo assim as nossas responsabilidades para que possamos reconciliar com os nossos irmãos” aconselhou Oliveira Sanca.

Presidente de Honra da Conferência Nacional de Reflexão para a Salvação do PAIGC de Cabral, Manuel Saturnino da Costa, exortou todos os antigos combatentes da liberdade da pátria para sair atrás do atual líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira.

O veterano de guerra e ex-dirigente político, informou que atual direção do partido dirigida por Domingos Simões Pereira, não sabe de onde veio Amílcar Lopes Cabral, por isso é que estão a brincar com partido, até ao ponto de expulsar os combatentes da liberdade da pátria.

Para o presidente da Comissão Organizadora da Conferência Nacional de Reflexão para a Salvação do PAIGC de Cabral, Abel da Silva, os militantes do partido criado por Cabral estão assistir uma liderança falhada que acabou por criar divisão no seio da família do PAIGC, violando assim o lema do partido que é unidade e luta.

Antigo Secretário Nacional do PAIGC, explicou que a conferência vai servir para que os militantes possam fazer um debate crítico sobre a vida do partido, apresentando assim as soluções e também fazendo auto crítica. Acrescentou ainda que o grupo dos 15 deputados, deve marcar diferença nas suas ações e práticas, evitando assim comportar a semelhança dos  que que estão a destruir o partido.

De recordar que a Conferência  Nacional de Reflexão para a Salvação do PAIGC de Cabral, sob lema “Um PAIGC Reunificado e Coeso para Enfrentar Futuros Desafios” decorre de 17 e 19 do mês em curso,  onde serão debatidos temas como a relação do grupo parlamentar, Democracia Interna Partidária e a Governação, Disciplina partidária, Estatutos do PAIGC e leis da República.



Por: Aguinaldo Ampa
Foto: Marcelo Na Ritche