terça-feira, 12 de setembro de 2017

OUATTARA DIZ QUE CONSTITUIÇÃO DA GUINÉ-BISSAU DEVE SER ALTERADA

Resultado de imagem para alassane ouattara
Caro Presidente Alassane Ouattara, seja honesto, o problema da Guiné-Bissau, não é a constituição, o maior problema da Guiné-Bissau desde independência a esta parte é o PAIGCWOOD, disso toda gente sabe. O que o povo agora espera deste partido é que o deixe em paz, abandonando a cena da política nacional, porque se tem revelado incapaz de lidar com os problemas do país, desde que chegou ao poder.

Lisboa (Portugal) - O Presidente ivoiriense, Alassane Ouattara, disse esta terça-feira, em Lisboa, que a Constituição da Guiné-Bissau deve ser alterada para resolver o impasse político no país lusófono, noticiou a Lusa.

"É preciso que a Constituição seja modificada para evitar os problemas, as dificuldades entre o partido no poder e o Presidente eleito", declarou Ouattara, quando questionado sobre a situação na Guiné-Bissau, no final de um encontro com o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa.


O actual Governo da Guiné-Bissau, de iniciativa presidencial?, não tem o apoio do partido que ganhou as eleições com maioria absoluta, o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

Desde as eleições em 2014, o Presidente José Mário Vaz já nomeou cinco primeiros-ministros, o último dos quais, Umaro Sissoco Embaló, em Dezembro de 2016.

O impasse político tem levado vários países e instituições internacionais a apelarem a um consenso para a aplicação do Acordo de Conacry, assinado em Setembro de 2016.

Patrocinado pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que a Côte D'ivoire integra, o Acordo de Conacry prevê a formação de um Governo consensual integrado por todos os partidos representados no parlamento e a nomeação de um primeiro-ministro de consenso e da confiança do chefe de Estado, entre outros pontos.

Ouattara disse que "agora a situação (na Guiné-Bissau) está estabilizada", mas adiantou que o processo preocupa a Côte D'ivoire porque se trata de uma questão "importante para a estabilidade regional".

O Presidente da Côte D’ivoire iniciou esta terça-feira, uma visita de dois dias a Portugal, a primeira de um chefe de Estado da Côte D'ivoire a este país lusófono.

Fonte: Lusa, em Angop