sexta-feira, 29 de setembro de 2017

PARLAMENTO DO UGANDA TRANSFORMA-SE NUM CAMPO DE BATALHA(COM VÍDEO)

Clique em ler mais para ver fotos da pancadaria

Kampala - A sala de sessões do parlamento ugandês foi palco de cenas caóticas terça-feira quando os deputados discutiam a moção sobre limitação de idade para o cargo de presidente do país, noticia a AIM.

O principal canal de televisão do Uganda, a NTV Uganda, descreveu o incidente como “cenas feias” em que os deputados foram vistos envolvidos em agressões corpo a corpo, cadeiras voando pelo ar e espalhadas pelo chão, numa luta entre os do partido no poder e os da oposição.

parliamentary debate.


As tensões subiram de tom dentro da sala entre alegações de que um dos deputados estava na posse de uma arma de fogo.
Por isso, a presidente do parlamento, Rebecca Alitwala Kadaga, ordenou aos oficiais de segurança para revistarem a sala à procura de munições.

Os deputados da oposição entraram para a sessão com fitas vermelhas na cabeça e outras nas mãos, e Kadaga ordenou que as retirassem, antes do início dos trabalhos.


Do lado de fora da sala continuavam manifestações contra o limite de idade, que foram organizadas por uma facção dos deputados do Movimento Nacional de Resistência (NRM), partido no governo.

Uma resolução foi submetida ao parlamento, há algumas semanas, a pedir um debate sobre a remoção do limite de idade para o presidente do país, até agora estabelecido nos 75 anos.

O assunto foi adiado semana passada mas, depois de acesos debates, com uma forte presença da polícia no edifício do parlamento, Kadaga disse que a moção foi aceite.

Agora que a moção foi aceite para discussão poderá, efectivamente, significar um primeiro passo para permitir ao presidente em exercício, Yoweri Museveni, concorrer nas próximas eleições, quando chegar a vez.

Em 2005, foi feita uma emenda constitucional para remover o limite de dois mandatos na presidência, para permitir ao chefe de Estado concorrer pela terceira vez, e que ele veio a ganhar, em Fevereiro do ano 2016, e a oposição contestou os resultados, mas sem sucesso.

Museveni, de 73 anos, teria  dois anos mais velho do que o limite até agora permitido (75), quando os ugandeses voltarem às urnas em 2021.

Fonte: Angop


















parliamentary debate.