Fonte: NO TERRA SABI, via facebook
João Aladje Mamadu Fadiá é Ministro da Economia e Finanças desde Dezembro de ano passado, 2016, no governo de Umaro Cissoco Embalo, resultado de acordo de Conacri.
Quadro de Banco Central dos Estados da Africa Ocidental (BCEAO), que passou por vários departamentos daquela instituição bancaria de 8 estados membros da União Económica e Monetária da Africa de Oeste (UEMOA), ate atingir o topo a nível do Pais, Diretor Nacional, goza de um prestigio a nível das instituições financeiras internacionais e do sector bancário da sub-região.
Apos ter assumido as funções de Ministro da Economia e Finanças, João Aladje Mamadu Fadiá, que já foi Ministro das Finanças entre 2004/2005 no primeiro-governo de Carlos Gomes Júnior, provou que é possível fazer arrancar a Guiné-Bissau com os recursos internos.
Fadiá paga salários apenas com receitas internas provenientes da Direcções-Gerais das Alfandegas e das Contribuições e Impostos, mas cedo na historia na Guiné-Bissau, entre 18 e 20 cada mês.
No âmbito das politicas publicas, verbas provenientes de Tesouro publico, estão a financiar as obras de reparação de algumas enfermarias de maior centro hospitalar do Pais SIMÃO MENDES.
Obras também estão em curso nas instalações de Estado Maior General das Forças Armadas, com propósitos de melhorar a estética do edifício e dar mais dignidade aos homens que defendem o território da Guiné-Bissau.
João Aladje Mamadu Fadiá é o ultimo Ministro das Finanças que atualizou o salario dos servidores de estado, em 2004/2005, facto que não se voltou a verificar ate ao momento.
Para terem uma ideia sobre aquilo que tem sido impacto da bancarizaçao das receitas de estado, no Ministério da Justiça por exemplo, as receitas diárias que rondavam os 2 milhões de francos CFA, subiram para a casa dos 18 milhões graças a deposito no pagamento dos documentos a serem tratados pelos cidadãos nacionais.
Estes são apenas alguns factos trazidos a colação em relação a atuação deste nobre filho da Guiné-Bissau que deve servir-nos de exemplo.
As politicas publicas na nossa perspetiva, significam precisamente fazer o povo usufruir dos serviços socias básicos, nomeadamente, Escola, saúde, estradas entre outros, mas sobre tudo fundos provenientes de receitas internas.
Fadiá na verdade é um bom filho da TERRA, um combatente de liberdade da Pátria e inspirou bem os ideias de Amílcar Cabral SERVIR O PAIS E O SEU POVO.
A Guiné-Bissau é um Pais viável, com um pouco de seriedade vamos melhorar a vida das nossas populações e reganhar a credibilidade internacional.
JOAO ALADJE MAMADU FADIA QUE DEUS LHE ABENÇOE