Bissau, 07 Set 17 (ANG) – O Subdiretor do Liceu Nacional kwame Nkrumah, considerou hoje de positivo o balanço do ano escolar 2016-2017, tendo em conta os resultados obtidos.
Em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné (ANG), Carlitos Na Lama revelou que apesar de sobressaltos encontrados durante o período escolar, a direcção do Liceu Nacional Kwame Nkrumah conseguiu cumprir o calendário feito pelo Ministério da Educação Nacional para o ajuste do tempo.
Acrescentou que as aprovações foram superiores as reprovações, não obstante haver muitas desistências.
Na Lama não justificou as suas afirmações com dados apurados e disse que os mesmos ainda estão ser compilados, e que brevemente serão divulgados.
“Relativamente ao abandono de alguns alunos às aulas, tal situação se deve a paragem e retoma de aulas verificadas ao longo do ano e também devido a participação de alunos na campanha de caju”, disse.
Referindo-se aos preparativos para o novo escolar 2017-2018, Carlitos Na Lama disse que as matrículas já estão a decorrer tranquilamente, acrescentando que o Liceu Nacional Kwame Nkrumah anteriormente albergava cerca de 5.000 alunos por ano.
“Nos dois últimos anos, tem perdido um número significante de alunos, tendo em conta a extinção do sétimo e oitavo anos de escolaridade”, informou.
Carlitos na Lama anunciou que os dois níveis serão reintroduzidos no próximo ano lectivo, e apela ao governo para evitar novas greves no sector.
ANG/LLA/ÂC/SG
Leia também:
Ensino público : Director do Liceu “Agostinho Neto” considera positivo o ano lectivo 2016/17
Bissau, 06 Set 17 (ANG) – O Director do Liceu Agostinho Netos, considerou hoje de positivo o balanço do ano lectivo 2016-17, tendo em conta os resultados registados pela direcção durante o ano escolar.
Em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné (ANG), Samuel Fernando Mango disse que, de acordo com os dados estatísticos apresentados este ano, ao nível do nono ano se inscreveram 931 alunos, dos quais 107 desistiram, 611 aprovaram e 213 reprovaram.
“Quanto ao décimo ano, a nossa estatística registou 928 alunos inscritos, desistiram 95, aprovaram 640, e 193 reprovaram ”, revelou o Director daquele estabelecimento do ensino.
No décimo primeiro ano, segundo aquele responsável, os inscritos foram 899 alunos, 102 desistiram, 595 aprovaram e 202 reprovaram.
Mango ainda revelou que em relação ao 12º ano, foram inscritos 987 alunos dos quais 97 desistiram, 588 aprovaram e 300 reprovaram.
“Em resumo foram inscritos um total de 3.745 alunos, tendo desistido pelo menos 403 estudantes e 2.434 aprovaram e reprovaram 908 alunos.
Feitas as contas o Director do Liceu Agostinho Neto disse que a aprovação correspondeu a 65 por cento de alunos, reprovação 24 por cento e desistência 11 por cento.
Aquele responsável sustenta que em resultados desses dados, o resultado do ano escolar findo é positivo .
“Apesar de bom resultado alcançado este ano, estamos também preocupados com a taxa de desistência , muito elevada em relação aos anos anteriores”, disse.
Samuel Fernando Mango aponta três razões para essas desistências: greves constantes registados ao longo do ano, a participação dos alunos na campanha de caju, e as circuncisões masculina realizadas no período das aulas.
Referindo-se ao novo escolar 2107/2018, Fernando mango disse que as matrículas para o efeito já estão a decorrer.
Destacou ainda algumas obras em curso visando o melhoramento das condições das latrinas e outras infraestruturas escolares.
ANG/LLA/ÂC/SG