Lomé - O Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, foi eleito terça-feira presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), em substituição do chefe do Estado togolês, Faure Gnassingbé.
A cerimónia aconteceu em Lomé, no termo da 53ª sessão da cimeira dos chefes de Estado e de Governo da CEDEAO que agrupa 15 países.
Durante a conferência, foram analisadas questões ligadas à situação na sub-região, à organização comunitária e à crise alimentar nos países membros.
O comércio internacional, as reformas institucionais e a situação política, nomeadamente a vigente no Togo, na Guiné-Bissau e na Gâmbia, também foram passados em revista.
Na ocasião, foram igualmente investidos o ivoiriense Jean-Claude Kassi Brou, novo presidente da Comissão da CEDEAO, e cinco novos juízes do tribunal de Justiça do agrupamento.
Em 2017, a CEDEAO representava um mercado de 370 milhões de habitantes, com um produto interno bruto (PIB) de 550 mil milhões de dólares americanos.
São países membros da CEDEAO o Benin; o Burkina Faso; Cabo-Verde; Côte d'Ivoire; Gâmbia; Ghana; Guiné-Conakry; Guiné-Bissau; Libéria; Mali; Níger; Nigéria; Senegal, Sierra Leoa e o Togo.
Fonte: angop