sábado, 28 de junho de 2014

GUINEENSES RESIDENTES EM CABO VERDE ESPERAM MELHORIA DAS RELAÇÕES BILATERAIS ENTRE OS DOIS PAÍSES


Leonel Samba, presidente da Associação dos Guineenses Residentes em Cabo Verde
Leonel Samba vê com bons olhos o apelo lançado por José Mário Vaz no sentido de os cidadãos radicados no estrangeiro regressarem à Guiné-Bissau.

O presidente da Associação dos Guineenses Residentes em Cabo Verde considera que a tomada de posse do novo Presidente da República abre caminho para a normalização do país e a consolidação das instituições democráticas na Guiné Bissau.

Leonel Samba espera que as novas autoridades procedam a uma profunda reestruturação do Estado para que as diferentes estruturas possam funcionar dentro da normalidade e legalidade.
Segundo Leonel Samba, só com a estruturação e consolidação de todo o aparelho do Estado o país passará a ter condições necessárias para relançar o processo de estabilização e desenvolvimento que os guineenses tanto almejam.
Por outro lado, o presidente da Associação dos Guineenses Residentes de Cabo Verde vê com bons olhos o apelo lançado pelo novo Chefe de Estado José Mário Vaz no sentido dos cidadãos radicados no estrangeiro regressarem à Guiné-Bissau.
Contudo, Leonel Samba considera que se torna necessária a criação de condições efectivas e algumas garantias, visando o retorno sobretudo de quadros qualificados ao país.
Samba espera igualmente, que o novo Governo adopte políticas para os emigrantes. Um desses mecanismos, segundo Leonel Samba, passa pela restruturação do Instituto da Emigração, para que essa estrutura possa efectivamente desenvolver o trabalho de ligação entre a Guiné-Bissau e os seus filhos radicados no estrangeiro. Voz da América - Oiça