segunda-feira, 23 de junho de 2014

TOGO: OPOSIÇÃO ORGANIZA MANIFESTAÇÕES PARA EXIGIR REFORMAS POLÍTICAS NO PAÍS


Lomé, Togo (PANA) – O coletivo « Salvemos o Togo », que agrupa vários partidos políticos da oposição e organizações de defesa dos direitos humanos, anunciou manifestações públicas de 26 a 28 de junho corrente em Lomé para exigir reformas políticas, soube a PANA de fontes seguras esta segunda-feira na capital togolesa.

Segundo fontes próximas do coletivo, estas manifestações são a consequência do fracasso do diálogo realizado de 19 de maio a 3 de junho últimos na capital togolesa entre a oposição e o poder sobre reformas institucionais e constitucionais.

Através destas manifestações, a oposição, que acusa o Governo de "má fé", pretende fazer-se ouvir na rua já que fracassaram as discussões que deveriam permitir aos representantes dos partidos políticos na Assembleia Nacional encontrar consenso sobre estas reformas antes da sua adoção ou votação no Parlamento.

As reformas, que devem ser realizadas antes das eleições de 2015, incluem o regime político, a nomeação, as prerrogativas e as condições de elegibilidade do Presidente da República, bem como a duração e o limite do mandato presidencial.

O modo de escrutínio das eleições, a melhoria do quadro eleitoral, a questão das eleições autárquicas, as reformas da Alta Autoridade do Audiovisual e Comunicação (HAAC) e do Tribunal Constitucional e o caráter republicano do Exército são outras medidas exigidas pela oposição. Fonte: Aqui