sábado, 28 de junho de 2014

NOVO PRIMEIRO-MINISTRO GUINEENSE ELEGE DESPORTO COMO FATOR DE RECONCILIAÇÃO NACIONAL


O novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, elege o desporto como fator de reconciliação entre os guineenses divididos com as crises cíclicas que afetam o país nos últimos anos.

Para o cumprimento desse objetivo, Simões Pereira liderou hoje uma marcha desportiva em Bissau numa distância de oito quilómetros entre o aeroporto internacional Osvaldo Vieira e a praça dos Heróis Nacionais, no centro da capital.

A marcha que juntou milhares de pessoas, na sua maioria jovens, serviu para "convocar os guineenses" para "uma verdadeira reconciliação", defendeu o primeiro-ministro, cujo Governo deverá ser empossado na próxima semana pelo presidente José Mário Vaz.

"Estamos a sair de um processo de transição, é importante que haja iniciativas que nos levem a uma verdadeira reconciliação. O desporto é isso mesmo, a reconciliação", afirmou Simões Pereira, no final da caminhada que o próprio liderou.

Vestido com roupas desportivas e de boné na cabeça, o primeiro-ministro defendeu que iniciativas do género serão levadas a cabo nos próximos tempos, nomeadamente a nível do desporto e cultura, para "juntar cada vez mais" os guineenses.

Na marcha compareceram o presidente do Parlamento guineense, Cipriano Cassamá, lideres políticos e alguns elementos do corpo diplomático acreditados em Bissau.

A caminhada será seguida esta tarde com um concerto musical na praça dos Heróis Nacionais.
"É preciso dar motivos de alegria ao povo", observou Domingos Simões Pereira. Fonte: Aqui

Leia também: Próximo governo guineense terá 16 ministros e 11 secretários de Estado