sexta-feira, 27 de junho de 2014

JOSÉ MÁRIO VAZ: “É CHEGADO O MOMENTO DE DARMOS UMA MÃOZINHA À NOSSA TERRA”


O recém-empossado Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, apelou aos guineenses residentes no exterior e em especial àqueles que vivem em Cabo Verde que voltem à sua terra natal porque precisa da “mãozinha” de todos para reconstruir o país e reconquistar o respeito internacional. Reforçou humildemente que “sé é para sofrer, vamos sofrer juntos. Se é para fazer a nossa terra uma grande terra, vamos todos fazer a nossa terra ser uma grande terra”.

Em entrevista à TCV, José Mário Vaz dirigiu-se directamente aos “bons quadros que estão em Cabo Verde” aos quais, embora reconhecendo a sua utilidade para as terras crioulas, não precipita em afirmar que seriam muito úteis nesta fase que o seu país atravessa. Mais: Apelou que regressem, garantindo que estará sempre ao lado deles.

A falar de filho da Guiné para filhos da Guiné, José Mário Vaz pediu humildemente que “sé é para sofrer vamos sofrer juntos. Se é para fazer a nossa terra uma grande terra, vamos todos fazer a nossa terra ser uma grande terra”.

“O que queremos de facto é que todos os guineenses, estejam onde estiverem, é chegado o momento de dar-mos uma mãozinha à Guiné-Bissau e fazer com que seja respeitada a nível internacional”. “É chegado o momento da Guiné-Bissau afirmar-se no Estado das Nações” congratula, reforçando as suas expectativas numa Guiné próspera, unida e reconciliada e que “já conseguiu harmonizar-se com os seus próprios parceiros”. Isto, sem no entanto deixar de alertar aos guineenses que é preciso uma grande dedicação ao trabalho.

José Mário Vaz que prometeu honrar as promessas eleitorais e garantiu tolerância zero à corrupção, não está (pelo menos ainda) em condições de garantir o término dos golpes de estado naquele país, mas garante que “a democracia vai finalmente ganhar contra outra formas de acesso ao poder”.

As recentes eleições democráticas e pacíficas da Guiné-Bissau, durante as quais José Mário Vaz tornou-se o quinto Presidente democraticamente eleito, vieram dar à Guiné-Bissau uma nova dose de esperança, o que veio fazer com que as atenções da comunidade internacional se virassem para um país sucessivamente fustigado por golpes-de-estado que o levaram a ser considerado um narco-Estado.

José Mário Vaz tem uma enorme batalha pela frente de purgar o seu país e conseguir angariar os recursos humanos e financeiros para devolver a credibilidade à Guiné-Bissau. Para isto precisará indubitavelmente de boa parte dos quadros guineenses espalhados pelo mundo.