segunda-feira, 30 de junho de 2014

PRESIDENTE SENEGALÊS SAÚDA ORGANIZAÇÃO DE ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS


Dakar, Senegal (PANA) – O Presidente do Senegal, Macky Sall, saudou em Fatick, no centro do país, o desenrolamento das eleições autárquicas e departamentais de domingo, insistindo na sua “perfeita” organização.

« Constatei que o material eleitoral está instalado bem como as pessoas encarregues de velar pelo desenrolamento do escrutínio. Eu felicito a Comissão Eleitoral Nacional Autónoma (CENA) e as Organizações não Governamentais pelos seus papéis na organização destas eleições”, acrescentou.

Falando à imprensa depois de cumprir com o seu dever cívico na sua cidade natal, da qual ele foi o presidente da Câmara Municipal, o Presidente Sall apelou aos eleitores para se deslocar em massa às urnas. “Estas eleições autárquicas são uma etapa importante para a consolidação da nossa democracia », afirmou.

Por outro lado, o Presidente senegalês deplorou a pletora dos candidatos inscritos nos 
2.703 cadernos de partidos e de coligações de partidos políticos. 

“Após estas eleições, deveremos refletir muito seriamente sobre a participação dos candidatos nas eleições autárquicas, legislativas  e presidenciais. Isto é importante e necessário para que a escolha dos eleitores não seja alterada », declarou o Presidente Sall.

Os eleitores, cujo número se estima em cinco milhões 300 mil pessoas, devem eleger os delegados das 552 comunas e das 14 províncias do país. Após três horas de escrutínio,  nenhum incidente importante foi registado em todo o país,  um facto que saúdam os líderes políticos que continuam a apelar para a calma e a serenidade.

A atenção estará particularmente concentrada na rivalidade entre a primeira-ministra, Aminata Touré, o presidente da Câmara Municipal cessante de Dakar, Khalifa Sall,  que cobiçam a municipalidade de Grand-Yoff,  nos arredores de Dakar, a sua localidade de origem.

Responsável do Partido Socialista (PS), uma formação membro da maioria presidencial, Khalifa Sall disputa um segundo mandato de cinco anos à frente da comuna de Dakar.

A campanha, que durou duas semanas, foi manchada por confrontos muito violentos registados nos arredores de Dakar e em várias localidades do interior do país entre militantes de partidos ou de coligações de partidos políticos adversários.

Para velar pela transparência do escrutínio e pelo seu bom desenrolamento,  a CENA desdobrou sete mil supervisores e 13 mil controladores no país.

Por seu lado, a Coligação Africana dos Direitos Humanos (RADDHO), uma Organização não Govermental local, mobilizou 585 observadores para supervisionar o escrutínio que está a decorrer em 12 mil assembleias de voto repartidas em seis mil 342 centros de voto abertos no país. Fonte: Aqui