segunda-feira, 30 de junho de 2014

MOROSIDADE NA EMBAIXADA DA GUINÉ-BISSAU EM PORTUGAL ATRASA PRODUÇÃO DE PASSAPORTES EM BISSAU


GEORGI LICOVSKI/EPA
Bissau, 30 jun (Lusa) - O responsável pela produção dos novos passaportes da Guiné-Bissau, Vítor Cassamá, acusou hoje os elementos da embaixada do país em Portugal de morosidade no envio de dinheiro que os cidadãos pagam para a obtenção dos documentos.
"Os cidadãos pagam na embaixada (em Lisboa), mas o dinheiro não chega a Bissau e nós não produzimos os passaportes", afirmou Vítor Cassamá, diretor-geral da Imprensa Nacional (Inacep), instituição encarregada pelo Governo para produzir os novos passaportes do país, em policarbonato.
O responsável afirmou que fez "várias diligências" junto da embaixada da Guiné-Bissau em Portugal no sentido de "agilizar as coisas" mas desde janeiro não tem tido respostas pelo que mais de 200 passaportes aguardam pelo pagamento para serem emitidos.
Como forma de evitar a emissão ilegal e descontrolada de passaportes da Guiné-Bissau, o governo de transição, decidiu centralizar desde finais de 2013, a produção de passaportes na Imprensa Nacional em Bissau. Lusa