quarta-feira, 25 de junho de 2014

PRESENTE ENVENENADO

Por: Okutó Pisilon

Na verdade, tem lógica a chamada de atenção do anónimo sobre as 12 viaturas doadas pelo Presidente Yahya Jammeh de Gambia a Presidência da Guiné-Bissau. Cheira a lavagem de dinheiro sujo. Ai tem gato! Há muito que se dizia que José Mário Vaz tem ligação com os rebeldes de Casamansa. O embrulho está  a desfazer-se. Sabe-se que Jammeh é aliado de Angola. E não tem dinheiro nem para comprar uma viatura para a sua Embaixada em Bissau. Onde desenrascou tantos meios? Do nada é que não pode ser! Por detrás de Jammeh perfilam Sonangol, GALP e o gang do “Navio Bolama” que fazia negócio de arma e de droga.

Quem não conhece Yahya Jammeh, que o compre, eu nunca! É uma figura que para já devia ter coragem de vir ao terreiro dizer aos gambianos e ao mundo quem é sua verdadeira mãe. Há uma parábola antiga nas línguas africanas que diz: “se você se recusa a aceitar quem você é, então você está a ridicularizar os valores de seus antepassados e fazer troça de si mesmo.”

Em 2013, Tarde Shyngle Nyassi encheu-se de coragem e revelou o nome da mãe biológica de Jammeh: Madame Assombi Bojang. Toda gente acreditou que isso fosse verdade, visto que não aconteceu nada de mal a Shyngle. Isso porque não há nenhum gambiano que não conheça o carater amargo do Presidente Jammeh. Uma pessoa sem caráter, rude com as pessoas que estão ao seu redor. Mães dos ministros, soldados, etc são insultados por Jammeh sempre e em qualquer ocasião.   Nem é preciso pesquisar muito para descobrir que Jammeh é uma pessoa irresponsável, habituado a dizer palavras com desdém, aos seus inimigos, como cães, animais, vão para o inferno, vá beijar o céu, etc, etc.   Gâmbia, infelizmente, não tem presidente, tem um bandido armado,   um forasteiro como chefe de Estado.

Exigimos ao Presidente José Mário Vaz que devolva à procedência as viaturas que recebeu!