O presidente guineense, José Mário Vaz, disse esta sexta-feira que vai aproveitar a sua viagem aos Estados Unidos da América (EUA) para "agradecer a atenção" daquele país para com a Guiné-Bissau durante os dois anos de transição. José Mário Vaz falava aos jornalistas momentos antes de partir de Bissau rumo à Mauritânia, de onde segue no domingo para Washington para tomar parte na cimeira EUA/África, convocada pelo Presidente norte-americano, Barack Obama.
Na Mauritânia, Mário Vaz vai assistir às cerimónias de posse de Mohamed Ould Abdel Aziz no cargo de Presidente reeleito daquele país.
Em curtas declarações sobre a viagem aos Estados Unidos, que fará no avião presidencial da Mauritânia, José Mário Vaz observou que vai agradecer à administração norte-americana pela atenção para com a Guiné-Bissau durante o período de transição que se seguiu ao golpe de Estado de 2012.
"Vamos levar a mensagem de obrigado pela atenção que os EUA tiveram para com a Guiné-Bissau durante os dois anos de transição", disse o presidente guineense, que se faz acompanhar pelo chefe da diplomacia Mário Lopes da Rosa e o ministro-diretor do seu gabinete, Octávio Lopes.