O Presidente do Botswana, Ian Khama, declarou ontem que o atual Parlamento será dissolvido a 29 de agosto, e fixou as eleições gerais para 24 de outubro.
"Por natureza, o fim de uma legislatura é um momento triste e suave. Por um lado, saudamos a oportunidade para solicitar das populações a renovação do nosso mandato. Por outro, sabemos que, quaisquer que sejam os resultados das próximas eleições, alguns não voltarão pois serão reformados, ou não se candidatarão, ou não serão reeleitos”, declarou.
Entretanto, o Presidente Khama felicitou os membros desta décima legislatura por assumirem corretamente o seu mandato constitucional, e indicou que o Parlamento pode orgulhar-se tanto da qualidade como da quantidade dos 111 projetos de lei votados.
Khama recordou que o Parlamento examinou ainda 14 políticas e adotou 45 moções sob forma de moção de iniciativa parlamentar.
"O Parlamento deve, igualmente, ser felicitado pela forma como orientou os procedimentos desta Câmara e pelo entusiasmo manifestado pelo pessoal na gestão dos seus assuntos", declarou.
O governo do Botswana nunca mudou de mãos desde 1965. O país sempre foi dirigido pelo atual partido no poder, do Presidente Khama, o Partido Democrático do Botswana (BDP). Fonte: Aqui