quarta-feira, 6 de agosto de 2014

SÍNTESE DAS NOTÍCIAS EDITADAS PELO DESK ÁFRICA ATÉ 19H00 DE HOJE

São Tomé e Príncipe
São Tomé, - As autoridades são-tomenses activaram o Comité Sanitário de Urgência para fazer face à epidemia de Ébola, na sequência do anúncio de mais casos deste vírus na Nigéria, disse nesta quarta-feira à Lusa o director Geral dos Cuidados de Saúde.
 
Nigéria
Abuja, - A Nigéria confirmou nesta quarta-feira cinco novos casos de Ébola em Lagos e uma segunda morte pelo vírus, o que eleva o total de casos na maior cidade da África subsaariana a sete.   
Lagos, - A Nigéria solicitou a ajuda dos Estados Unidos para obter um medicamento experimental actualmente utilizado para tratar médicos americanos infectados pelo vírus do Ébola quando assistiam pacientes na Libéria, noticiou nesta quarta-feira a imprensa local, citando o ministro nigeriano da Saúde.
 
Sudão
Cartum,  - Os partidos da oposição sudanesa participantes no processo de diálogo nacional sob a égide do Governo exigiram a instauração de um Governo "ad hoc" durante um período de dois anos para aplicar as conclusões saídas deste diálogo nacional.
 
Côte d'Ivoire
Abidjan,  - O diplomata maurício Jean-Claude de D'Estrac, actual secretário-geral da Comissão do Oceano Índico (COI), realiza de 10 a 19 de Agosto corrente ano , um périplo pela África Subsariana, anuncia um comunicado transmitido terça-feira à PANA.
 
Egipto   
Cairo, - A justiça egípcia confirmou nesta quarta-feira a pena de morte para 12 homens, julgados há um ano, pela morte de um general da polícia que coordenava uma incursão num reduto de partidários do presidente islamita Mohamed Morsi, deposto pelo exército.
Cairo, - Os mediadores egípcios se reuniram no Cairo com uma delegação
israelita e nesta quarta-feira terão um encontro com os negociadores palestinianos, como parte das conversações para uma trégua duradoura em Gaza, além do cessar-fogo de 72 horas em vigor desde terça-feira.
 
Guiné Equatorial
Malabo - O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) avançou nesta quarta-feira que vai apoiar a segunda fase do Plano Nacional de Desenvolvimento Económico e Social da Guiné Equatorial, um anúncio feito após a visita do presidente da instituição a Malabo. Fonte: Aqui