Fonte: odemocratagb.com
O Diretor-Geral da Rádio Sol Mansi Padre Alberto Zanbarlleti afiançou, na Grande Entrevista no “O Democrata”, que o povo da Guiné-Bissau conhece as plantas medicinais que podem ser aproveitadas para o tratamento das doenças e garantiu, ao nosso jornal, que a medida que a nossa população descobre mais plantas medicinais, o país vai trabalhando nos estudos com o intuito de as poder aplicar nos tratamentos das diversas e mais comuns doenças que se verificam no nosso país.
Revelou ainda que há grupos de trabalho que estão instalados, em Mansoa, nas tabancas e em algumas localidades do país que trabalha na recolha de informações junto dos anciões sobre determinadas plantas medicinais para tratamento de doenças. Ainda nas suas palavras as informações sobre plantas são levadas para um pequeno comité científico que tem o papel de analisar a importância da referida planta e as suas aplicações nos tratamentos.
“Como se sabe um dos problemas da medicina tradicional é a sua dosagem, porque não se pode dizer ao doente para fazer um chá com cinco ou dez folhas de uma planta”, explicou Alberto Zanbarlleti acrescentando de seguida “o Comité Cientifico faz umas análises e estudos completos para determinar a dosagem dos remédios tradicionais, depois instruiu o grupo para a produção do referido medicamento tradicional. Depois de todo o procedimento transformamos algumas folhas ou raízes em comprimidos para ingerir, outros em xaropes e em pomadas”. Leia a entrevista